-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Comemorações do 25 de Abril 2019
Comemorações do 25 de Abril 2019

“Bragança dispõe, agora, de mais um equipamento, que se junta aos outros nove museus já existentes na cidade e que fazem dela um importante polo dinamizador de saber, de memória e de cultura”.
Palavras do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a inauguração do Museu Nacional Ferroviário de Bragança, que integrou o programa das comemorações do 25 de Abril.
As celebrações do Dia da Liberdade iniciaram com a tradicional Sessão Evocativa, no Auditório Paulo Quintela, na qual usaram da palavra os representantes dos Presidentes de Juntas de Freguesia e Uniões das Freguesias do concelho dos partidos eleitos, os líderes de todas as forças políticas presentes na Assembleia Municipal, o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Luís Afonso e o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.
Seguiu-se, então, a inauguração do Museu Nacional Ferroviário e a apresentação do “Catálogo do Museu Nacional Ferroviário – Bragança”, que integra documentos, fotografias, plantas de obra, mapas e, ainda, imagens de algum do espólio ferroviário que pode ser visitado no novo equipamento.
“Este espaço permite valorizar o passado da nossa região, bem como as pessoas que trabalharam no setor ferroviário”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que não deixou de sublinhar que “preservar o passado é importante, para olharmos o futuro com mais conhecimento e ambição, pelo que continuaremos a reivindicar para Bragança e para o nosso território mais e melhores acessos, sejam eles aéreos ou rodoviários, com ligação à ferrovia para que se consolide o desenvolvimento de um país, que corre o risco de submergir, devido à sua permanente litoralização”.
Instalado na antiga estação ferroviária, o Museu Nacional Ferroviário representa um investimento global de 923.500 euros, financiado pelo Quadro Comunitário 2020 - Programa Cultura, com uma taxa de financiamento de cerca de 50 por cento. Pode ser visitado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de terça-feira a domingo.
Teve lugar, ainda, a caminhada da Liberdade, que contou com a participação de cerca de 40 pessoas.