-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Comemorações do “25 de Abril”
Comemorações do “25 de Abril”
Uma vez mais, a Câmara Municipal de Bragança, em parceria com a Assembleia Municipal, proporcionou, a todos os cidadãos, um programa digno no âmbito das comemorações do “25 de Abril”, que contou com a presença de diversas individualidades ligadas a várias áreas e representantes de diversas instituições.
As celebrações começaram com uma Sessão Evocativa do 25 de Abril, pela Assembleia Municipal, no Auditório Paulo Quintela, onde intervieram o representante dos Presidentes de Juntas de Freguesia do PSD, representantes dos grupos parlamentares da CDU, do Bloco de Esquerda, do Movimento Sempre Presente, do Partido Socialista e do Partido Social Democrata, seguindo-se o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, encerrando o Presidente da Assembleia Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, destacou a liberdade como a grande conquista de Abril, ainda que, infelizmente, se verifiquem “grandes condicionamentos vividos pelos cidadãos que, querendo e podendo trabalhar dignamente para seu sustento e da família não o conseguem, situação hoje muito agravada face à elevada taxa de desemprego e que obriga muitos jovens, acabados de sair das universidades, a ter de optar pela emigração, que no ano de 2012, cresceu 85 por cento na idade compreendida entre os 25 e os 29 anos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança recordou, ainda, “a grande evolução de Bragança após o 25 de Abril, período em que as transformações são evidentes e continuadas. Neste período de década e meia de orientação política estável na gestão municipal, os resultados são positivos. Bragança continua a ser uma cidade de que nos orgulhamos, surpreende de forma agradável quem nos visita, pela qualidade, organização e estrutura urbana dimensionada para o presente e para o futuro”.
A cerimónia da Sessão Solene incluiu, ainda, a assinatura de um protocolo entre o Georges Dussaud e a Câmara Municipal de Bragança, com vista à doação de 145 fotografias do fotógrafo ao Município de Bragança, por “considerar Bragança como a cidade, culturalmente, mais dinâmica de Trás-os-Montes e do seu trabalho fotográfico mais importante ter sido realizado na região”.
Seguiu-se a inauguração do Centro de Fotografia Georges Dussaud, cuja cerimónia contou com a presença do próprio fotógrafo Georges Dussaud, do Professor Adriano Moreira e da pintora Graça Morais, entre muitas outras individualidades. O espaço, instalado no edifício do Auditório Paulo Quintela, reúne uma coleção 145 trabalhos, intitulada “Crónicas Portuguesas”, doadas pelo fotógrafo francês.
Os presentes visitaram, posteriormente, as obras do Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia Ecopark, onde teve lugar uma apresentação do projeto pelo seu Diretor Exeutivo, Eng.º Paulo Piloto. A execução da 1.ª fase do Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia Ecopark,segue a bom ritmo e que deverá estar concluída dentro de seis meses, ao que se seguiu a inauguração da Rua Distrito Água Grande (São Tomé e Príncipe), cuja cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Dr. Ekeneide Lima dos Santos, que destacou a importância da cooperação entre o Distrito de Água Grande e o Município de Bragança, do Presidente da Assembleia Distrital de Água Grande, Sr. Berlindo Silvério, do Representante da Câmara Distrital de Água Grande em Portugal, Sr. António Schneider, da Miss Água Grande 2013, Maria Sousa de Castro, e do Presidente da Associação dos Jovens de Água Grande, Josino Veigas. Estiveram, ainda, presentes os participantes da Caminhada – Passeio da Liberdade, organizada pela Câmara Municipal de Bragança, no âmbito do Programa Bragança Saudável, Bragança Solidária.
As comemorações do “25 de Abril” terminaram com o lançamento dos volumes V e VI da Bibliografia do distrito de Bragança, da autoria do Dr. Hirondino da Paixão Fernandes, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Bragança, perante mais de 50 pessoas.
Os livros, apresentados pelo Professor Adriano Moreira, foram comparados à obra do Abade de Baçal. “Esta tarefa, a de guardar testemunhos, é uma tarefa de santidade. É dedicar uma vida a guardar e sintetizar as memórias”, sublinhou o Professor Adriano Moreira.
As comemorações do “25 de Abril” contaram, ainda, com a presença de todo o Executivo da Câmara Municipal de Bragança, do Presidente da Assembleia Municipal, de Presidentes de Juntas de Freguesia e de membros da Assembleia Municipal.
Veja o vídeo: