Conferência “O processo de extensão da plataforma continental”
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
A Biblioteca Municipal acolheu, no dia 31 de janeiro, a conferência “O processo de extensão da plataforma continental”, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e do Professor Adriano Moreira.
Inserida no Ciclo de Conferências “Biblioteca Adriano Moreira, Conversas sobre Valores”, esta foi a segunda conferência a realizar-se, prevendo-se que, até ao final do ano, decorram mais seis, sob “temáticas variadas que são do interesse de estudiosos, da comunidade académica, bem como do público em geral”, informou o Presidente da Câmara Municipal, que não deixou de sublinhar “a ligação que os bragançanos têm ao mar. Tradições que são recordadas nos monumentos que lhe são dedicados, como o de homenagem ao cabo artilheiro Aníbal Jardino e a âncora oferecida pela Armada Portuguesa”.
Relativamente à extensão da plataforma continental, o Secretário de Estado do Mar informou que Portugal apresentou às Nações Unidas a proposta de extensão em maio de 2009, aguardando a análise formal do processo, sendo que, em caso de aprovação, Portugal passará a ficar com a 11.ª área mais extensa a nível mundial e a terceira da Europa.
Pretende-se, com este ciclo de conferências, criar um espaço privilegiado de debate e de reflexão intelectual, aberto à participação de todos, sobre questões estruturantes da atualidade do País e, de forma particular, das regiões do Interior.