Debater o Interior
Conteúdo atualizado em2015/06/2915:21
“Os desafios que enfrentam os municípios de baixa densidade e os desafios de ser autarca nestas regiões”. Foi sob esta temática que o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, marcou presença no evento “Interior 2.0 – Grande debate: o futuro do Interior”, que decorreu no dia 29 de junho, no NERBA.
Ao invés de “assumir” o papel de “discriminados” pelos sucessivos Governos, o Presidente da Câmara Municipal recordou as “conquistas” dos bragançanos e das empresas bragançanas.
“O Concelho de Bragança exportou, segundo dados de 2012, quatro vezes mais do que a NUT Douro, três vezes e meia mais que os restantes municípios da NUT Alto Trás-os-Montes e representa 63% dos 33 municípios que integram as duas NUT. O tecido empresarial de Bragança ganhou dimensão exportadora e tornou-se mais competitivo”, sublinhou, acrescentando que “na última década e meia, Bragança destaca-se por bons motivos: resistiu em termos populacionais, a população residente com licenciatura é superior à média nacional, melhorou o índice de desenvolvimento quando comparado com outras capitais de distrito do interior. O índice de poder de compra per capita está 7,25 pontos percentuais acima da Região Norte, apesar da crise. Este índice registou um aumento de 2,72 pontos percentuais de 2009 para 2011”.