No dia em que se comemorou o 20.º aniversário de elevação de Izeda a Vila, a 17 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, enalteceu a obra realizada.
No dia em que se comemorou o 20.º aniversário de elevação de Izeda a Vila, a 17 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, enalteceu a obra realizada e as mudanças ocorridas, nas últimas décadas, naquela localidade.
“Temos que fazer uma avaliação muito positiva destes 20 anos, em que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, com a colaboração do povo”, salientou o Autarca.
Uma opinião também partilhada pela Presidente da Junta de Freguesia de Izeda, Maria Rosa Galhardo Pires, que adiantou que “a Vila promove muitas actividades e sempre com o apoio da Câmara Municipal”.
Em dia de celebração, e depois do hastear de bandeiras, decorreu uma homenagem ao antigo Presidente da Junta de Freguesia de Izeda, João Pedro Venâncio, que apresentou o livro de sua autoria “Eu nasci em Izeda”. Um ex-autarca que, segundo o Eng.º António Jorge Nunes, ficará ligado para sempre à história daquela vila, “juntamente com o antigo Presidente, Amílcar Maurício, e a actual Presidente da Junta de Freguesia, Maria Rosa Galhardo Pires”.
Também integrada nas Comemorações do Centenário da República, por parte do Município de Bragança, realizou-se a conferência “Dr. Alves da Veiga”, proferida pelo Presidente da Associação 31 de Janeiro, Dr. Joaquim Couto, que recordou o importante papel deste izedense na revolta de 31 de Janeiro.
O programa das cerimónias terminou com uma peça de teatro representada por um grupo de habitantes de Izeda que divertiu toda a plateia, à qual se seguiu um lanche comunitário na Casa do Povo.