-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Património Religioso e Espaços Sagrados
A Câmara Municipal de Bragança, em colaboração com o IGESPAR, levará a efeito duas acções que pretendem conduzir o público a um conhecimento mais próximo da nossa herança cultural religiosa e sagrada que proporcione “um olhar sobre os espaços sagrados”. Estas acções incidirão sobre dois “espaços sagrados", o Convento de S. Francisco e o Mosteiro de Castro de Avelãs, com o seguinte programa:
10h30 – 12h00: Convento de S. Francisco
10h30:
- Visita guiada ao Arquivo Distrital – Dr.ª Élia Correia fará uma breve explicação do processo que levou à instalação neste espaço do Arquivo Distrital, seguida de visita guiada ao Arquivo
- Momento musical com a actuação do Conservatório de Música de Bragança;
- Visita guiada à Igreja e Convento de S. Francisco, com a colaboração da Ordem Franciscana Secular e com a intervenção do Dr. Alexandre Rodrigues que fará uma abordagem histórica durante a visita a este espaço.
12h00: Final da visita.
15h00 – 17h00: Mosteiro de Castro de Avelãs
15h00: Auditório Paulo Quintela: apresentação pelo Dr. Paulo Amaral (IGESPAR) dos trabalhos desenvolvidos no espaço envolvente ao Mosteiro de Castro de Avelãs;
15h45: Mosteiro de Castro de Avelãs: visita guiada ao local da intervenção acompanhada pelo Dr. Ricardo Teixeira, arqueólogo responsável pelas escavações realizadas no Mosteiro (IGESPAR);
17h00: Final da visita.
Enquadramento
Igreja e Convento de S. Francisco
Fundado no Sec.XIII, para se estabelecer a ordem mendicante de S. Francisco, foi reedificado na primeira metade de seiscentos a partir de uma estrutura medieval. Todo o edificado sofreu novas intervenções ao longo de setecentos e, em 1800, a fachada da igreja foi renovada.
Na 2ª metade do séc. XIX, instalou-se na zona conventual o Hospital Militar e, posteriormente, o Asilo Duque de Bragança, apresentando-se hoje o Arquivo Distrital.
Na Igreja é de destacar o retábulo setecentista da capela de N. Sr.ª da Conceição. Com intervenções recentes, ficaram visíveis aberturas na abside e pinturas murais no altar-mor.
Mosteiro de Castro de Avelãs
Em época medieval foi edificado, na aldeia de Castro de Avelãs, em terreno contíguo à margem direita da ribeira do Castro, o mosteiro beneditino de S. Salvador, o mais importante estabelecimento monástico de Trás-os-Montes, merecedor, por parte dos reis de Portugal provas de muito apreço, conforme atestam as doações e confirmações que lhe foram sendo feitas.
O mosteiro beneditino a que estava ligada a igreja desapareceu por completo, vítima do abandono a que foi votado a partir da dissolução da comunidade de monges que nele habitava.
Em Junho de 1910, por decreto do Governo, foi classificado como Monumento Nacional.
No ano de 2006 iniciaram-se trabalhos arqueológicos, promovidos pelo extinto Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), cujos resultados revelaram um conjunto de construções pertencentes às várias alas e ao claustro do mosteiro e, ainda, um conjunto de peças que remetem para a vivência monástica quotidiana, dos períodos medieval e moderno.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado, pelo ICOMOS (Conselho Nacional dos Monumentos e Sítios), em 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.
O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico “Património Religioso e Espaços Sagrados”, com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.