-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Em Salsas, Caretos são Reis
Em Salsas, Caretos são Reis

O momento alto da tradicional “Festa dos Reis”, na aldeia de Salsas, aconteceu esta tarde. Os exuberantes Caretos finalmente puderam sair à rua para cumprir a tradição: brindar habitantes e visitantes da típica aldeia com inesquecíveis momentos de folia e, efusivamente, “queimar o ano velho”.
Foi ao som de bombos, gaita-de-fole, chocalhos, muitos gritos e em verdadeira festa que a tradição em Salsas se cumpriu. Depois de ter sido adiada devido ao mau tempo, os Caretos da aldeia, acompanhados pelos Caretos de Lazarim (Lamego) e das Arcas (Macedo de Cavaleiros), fizeram a festa para delírio de habitantes e visitantes. Uma mostra cultural riquíssima e o cumprir de uma série de apanágios desta tradição: desde o roubar do fumeiro ao chocalhar das raparigas. Este sábado, houve, também, lugar para uma peça de teatro de rua, encenada pela Cooperativa Xambra, dedicada à tradição, com a ajuda de uma “velha gaiteira”.
O momento alto aconteceu ao final da tarde, no largo da antiga estação ferroviária da aldeia, onde se “queimou o ano velho”. Uma instalação artística “gigante” representativa do que de prejudicial aconteceu no ano que terminou. No “ventre” desta “criatura” com sete metros de altura, foram colocados “quatro monos”, símbolos dos elementos da natureza (terra, ar, fogo e água) que, cada um à sua maneira, “prejudicou as gentes da terra”, sobretudo nos trabalhos agrícolas. “Ao queimar o diabo”, os Caretos fazem por expurgar todo o mal e começar o novo ano de uma forma limpa e renovada.
Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, sublinha que “a Festa dos Reis de Salsas vem no seguimento das riquíssimas festividades de inverno do concelho”. “É de louvar e felicitar todos aqueles que tornam possível manter e dinamizar, cada vez mais, as nossas tradições”, disse. Este evento contou, ainda, com a presença de Paulo Xavier, Vice-Presidente da Câmara Municipal , e de Fernanda Silva, Vereadora.
De recordar que, a 7 de janeiro, no âmbito da “Festa dos Reis de Salsas”, foi apresentada a obra “Os Reis dos Caretos”, da autoria do Professor António Tiza, ao qual se seguiu o workshop “Partilhar Memórias, Pensar o Futuro”.