-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Encontro de Academias de Letras Lusófonas - Artes e Livros 2013
Encontro de Academias de Letras Lusófonas - Artes e Livros 2013
De 6 a 9 de junho, Bragança recebeu o Encontro de Academias de Letras Lusófonas, integrado na 3.ª edição de “Artes e Livros”, que, uma vez mais, contou com um rico programa cultural.
O primeiro dia do evento, que teve lugar, no Auditório do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, e contou com a presença do Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Professor Ernesto Rodrigues, e do Professor Adriano Moreira, incluiu a apresentação das Academias de Letras presentes: a anfitriã, Academia de Letras de Trás-os-Montes, a Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará e a Academia Paraense de Letras. Seguiu-se a apresentação do livro “Academia Paraense de Letras – 113 anos ao serviço da Cultura”, pelo Presidente da Academia Paraense de Letras do Pará, Alcyr Meira, “Zona Bragantina Colonização e Estrada de Ferro”, de José Leôncio Sequeira, da Academia de Letras de Bragança do Pará, e “Gestão do Município de Bragança no período de 1998 a 2013”, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, tendo a tarde terminado com a conferência “A Gastronomia Luso-Amazónica”, por Álvaro do Espírito Santo.
No dia 7 de junho, a manhã começou com a iniciativa “Cozinhando Contos”, que envolveu culinária, receitas, livros e alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga e que já se tinha realizado no dia anterior, com os Agrupamentos de Escolas Emídio Garcia e Abade de Baçal.
Da parte da tarde, Nelly Cecília Rocha, da Academia Paraense de Letras, apresentou o livro “Entre Prémios e Premiados = Lígia Fagundes Teles”, seguindo-se “O Manco – entre Deus e o Diabo”, por António Sá Gué, “Homens de Granito”, por Antero Neto, e “Terra Parda”, de Hélder Rodrigues. Teve, ainda, lugar o lançamento do volume VII da Bibliografia do Distrito de Bragança, do Professor Hirondino da Paixão Fernandes, tendo o dia terminado com a apresentação de “O Diabo e as Cinzas”, de António Tiza.
Dia 8 de junho, o início da tarde ficou assinalado pela apresentação dos livros “A Casa de Bragança”, do Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Professor Ernesto Rodrigues, “A Terra de Duas Línguas II”, de Ernesto Rodrigues e de Amadeu Ferreira, “Trindade Coelho – Um homem na encruzilhada do seu tempo”, de João Cabrita, “Tempo de Fogo”, de Amadeu Ferreira, e “Saga dos Comeres Bragançanos e a Lusofonia”, de Armando Fernandes.
A tarde incluiu, ainda, a cerimónia de atribuição da medalha Municipal de Mérito e Diploma ao Maire-Senateur de Pavillons-Sous-Bois, Philippe Dallier, pela forma como acolheu os portugueses em liberdade, em diálogo e respeito pelas diferenças culturais e de identidade, conseguindo a integração, a interpenetração social e especialmente a sua participação, individual e associativa, na realidade so¬cial, cultural e política de Pavillons-Sous-Bois, além de encorajar o desenvolvimento de relações amistosas de Bragança e dos Bragançanos com Pavillons-Sous-Bois, e por promover ações que aproximam ambos os Municípios, organizações e cidadãos.
O último dia do Encontro de Academias de Letras Lusófonas - Artes e Livros 2013 incluiu a apresentação dos livros “Dois homens num só rosto – temas Torguianos”, de Hercília Agarez, “O Resgate dos justos da terra”, de Henrique Pedro, “Belémpoque”, de António José Mattos, “Memórias de um boto”, do Presidente da Academia Paraense de Letras, Alcyr Meira, “Ars Vivendi, Ars Moriendi”, de Amadeu Ferreira, e ”Crepúsculo com chuva”, de Sarah Rodrigues.
A par do Encontro de Academias de Letras Lusófonas, teve lugar, ainda, um Encontro Gastronómico, durante o qual os chefs Offir Oliveira e Carmelo Procópio Júnior deram a conhecer o melhor da gastronomia Amazónica, o chef João Carlos Silva apresentou propostas da gastronomia de São Tomé e Príncipe e o chef José Cordeiro confecionou pratos tipicamente transmontanos.
Organizado pela Câmara Municipal de Bragança e pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, o evento reuniu, em Bragança, representantes da Prefeitura de Bragança do Pará e Prefeitura de Belém do Pará, da Secretaria de Turismo do Pará, do Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas do Pará, da Academia de Letras e Artes de Bragança do Pará, da Academia Paraense de Letras, da Câmara do Comércio do Pará, da Casa de Estudos Luso Amazónicos, dos Acordos da Universidade Federal do Pará em Portugal, do Instituto Histórico e Geográfico e uma comitiva de Pavillons Sous-Bois (França), no âmbito da geminação com Bragança, bem como os Vereadores da Câmara Municipal de Bragança, Dra. Fátima Fernandes e Dr. Hernâni Dias.
Veja os vídeos: