Foi inaugurada, no dia 30 de Setembro, a nova exposição do acervo Graça Morais.
Foi inaugurada, no dia 30 de Setembro, a nova exposição do acervo Graça Morais do CACGM culminada com a estreia do espectáculo sob a mesma designação.
A exposição renova pela primeira vez as sete salas do Centro de Arte Contemporânea – Graça Morais dedicado à artista e reúne obras desde 1978 a 2002, a maioria da colecção da artista e outras cedidas pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Casa do Careto de Podence e a Cooperativa Árvore, no Porto.
Surge no âmbito do espectáculo coreográfico de Joana Providência. uma co-produção entre a CMB/ Teatro Municipal de Bragança e o Teatro do Bolhão, no Porto, que realizou em Bragança uma residência artística. Assim, coreógrafa e bailarinos visitaram algumas aldeias transmontanas, assistiram e participaram, entre outras iniciativas, à segada e à malha tradicional em Palácios, contactaram com a artista e com obra da artista no Centro de Arte Contemporânea.
A exposição e o espectáculo apresentam-se como uma viagem ao Trás-Os–Montes de Graça Morais. Um percurso que vive do seu olhar, das suas memórias, da forma como tacteia e representa as pessoas, paisagens, sensações e lhes dá corpo através do seu traço e da sua pintura.
Na inauguração e no espectáculo, com assinalável assistência, estiveram presentes além de Graça Morais e do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng. António Jorge Nunes, o Presidente da Assembleia Municipal, vereadores da Câmara Municipal de Bragança, Presidentes de Junta de Freguesia e Deputados Municipais, Prof.ª Laura Castro que comissaria a nova exposição de Graça Morais a inaugurar em Outubro na Cooperativa Árvore, Eng. Amândio Secca, Laura Soutinho, Alfredo Pinto da Cooperativa Árvore, a coreógrafa Joana Providência e os bailarinos.