-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Feira Medieval de Bragança
Feira Medieval de Bragança
Do Programa destaca-se no primeiro dia, um Cortejo Medieval composto por um conjunto de figurantes envergando trajes medievais seguidos por alguns populares também trajados desde o Cruzeiro da Sé até ao Castelo, onde seguidamente, terá início a Feira Medieval e dos Produtos da Terra, com cerca de 30 artesãos seleccionados rigorosamente.
Neste evento prevê-se a recriação de um mercado local, onde camponeses e artesãos poderão apregoar e vender os seus produtos da terra como o pão, o mel, legumes, gado e outros. Da mesma forma serão produzidos pelos mercadores e almocreves produtos típicos da região transmontana, como as cantarinhas e o linho. Pelas 22h30 prevê-se um Desfile de Roupa inspirada na época medieval.
No segundo dia decorrem diversas actividades em torno da música e da arte guerreira, específicas da Idade Média. No Jardim dos Oficiais, logo pela manhã, realiza-se a terceira edição da Praça de Pintores de Santa Maria. Às 15 horas, na Parada do Castelo, o público poderá assistir a um magnífico Torneio de Armas e finalmente, pelas 22 horas, subirão ao palco algumas dezenas de gaiteiros e trovadores para um espectáculo ao vivo, com muita música e cor.
No último dia de festa, os protagonistas do certame exibem, uma vez mais, os seus produtos da terra enquanto a Feira Medieval prossegue.
Às 20 horas, tem lugar na Parada do Castelo, a Ceia Medieval para qual se avisa que estão abertas as inscrições para a aquisição de bilhete. Serão servidas diversas iguarias em longas mesas e a comida será consumida à mão sobre grossas fatias de pão negro ou alvo e outros acompanhamentos que constam da ementa (ver caixa).
De forma, a tornar o certame inesquecível será recriado um Assalto ao Castelo com base na Lenda da Torre da Princesa.
A animação de rua, constante ao longo dos três dias, será protagonizada pelos «Viv’Arte» (teatro, torneio de armas, espectáculos e personagens diversas), «Art’ em Cena» (animação, teatro, malabaristas e exercícios de fogo), «Cuerno de Cabra» (música arabo-andaluz e medieval, com bailarinas), «Galandum Galandaina» (música medieval e mirandesa) e pelos «Saltimbancos de Ceira» (acrobacia dinâmica).
Programa
18 de Junho (sexta-feira)
20h30 - Cortejo Medieval
Local: do Cruzeiro da Praça da Sé até ao Castelo
21h30 - Feira Medieval e dos Produtos da Terra
(recriação de um mercado local)
22h30 - Desfile de Roupa Medieval, inspirado na época medieval
19 de Junho (sábado)
10h00 - Feira Medieval e dos Produtos da Terra
10h30 - III Praça de Pintores de Santa Maria
Local: Jardim dos Oficiais (junto ao Pelourinho)
15h00 - Torneio de Armas
Local: Parada do Castelo
22h00 - Encontro de Gaiteiros e Trovadores da Idade Média: espectáculo ao
vivo
20 de Junho (domingo)
10h00 - Feira Medieval e dos Produtos da Terra
20h00 - Ceia Medieval *
Local: Parada do Castelo
22h00 – Assalto ao Castelo baseado na Lenda da Torre da Princesa
Ementa da Ceia Medieval
Entradas - presunto, fumeiro, enchidos, queijo, azeitonas, cebola;
Refeição - javali, coelho, porco, cabrito, galinha, centeio negro, trigo alvo, legumes cozidos, Sobremesa - queijo fresco com mel, manjares de leite, biscoitos de mel e azeite, fruta da época, frutos secos; Bebidas - vinho branco e tinto e água com limão.
Preço por Pessoa: 45 euros.
Nota: Estão abertas as inscrições Junta de Freguesia ou através do telefone: 273 322 181.