-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Festas animam Bragança
Festas animam Bragança
O Verão volta a ser tempo de Festa por toda a Cidade de Bragança.
Até ao dia 11 de Agosto, o Centro Histórico de Bragança ganha um novo fôlego com a actuação de bandas e grupos locais, no evento Verão na Praça Camões, que começou no dia 25 de Julho.
De 12 a 15 de Agosto, é a vez do imponente Castelo de Bragança receber a emblemática e animada Festa da História, que, após cinco edições, atrai cada vez mais cidadãos oriundos de todo o País e, sobretudo, da vizinha Espanha. Trajes a rigor, artesãos, produtos de todos os tipos, tasquinhas e gastronomia, donzelas e cavaleiros, malabaristas e dançarinos são, apenas, algumas das propostas desta viagem pela Idade Média.
Depois de passar pelo Centro Histórico e pelo Castelo, a festa passa a ter lugar numa zona mais recente da Cidade: o Parque Eixo Atlântico, onde, de 19 a 21 de Agosto, grupos como Miguel Ângelo e Miguel Gameiro, The Gift e José Cid, entre muitos outros, actuarão para as dezenas de milhares de pessoas que, todos os anos, se concentram no local.
E se a música e as actividades medievais prometem atrair milhares de bragançanos e turistas, a vertente religiosa não deixa de assumir um papel fundamental no programa das festividades, sendo que, a partir do dia 11 de Agosto, realiza-se a novena de Nossa Senhora das Graças, que culminará a 22 de Agosto, com a Eucaristia Solene de Acção de Graças à Padroeira da Cidade de Bragança – Nossa Senhora das Graças, seguida da majestosa procissão que preenche as ruas da Cidade com milhares de devotos.
As festividades, que encerram a 22 de Agosto, contam, ainda, com iniciativas dedicadas, sobretudo, aos agricultores do Concelho de Bragança, que se reúnem, no dia 21 de Agosto, no Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa (no auditório ao ar livre do Instituto Politécnico de Bragança) e na Achega de Touros (no Campo do Trinta).
O programa de todas as Festas que se realizam em Bragança no Verão foi apresentado à Comunicação Social no dia 8 de Agosto, numa cerimónia que contou, ainda, com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Bragança e o Turismo do Porto e Norte de Portugal. Trata-se de um acordo que, além de visar a atribuição de um apoio financeiro de 25 mil euros para a realização da Festa da História, prevê a divulgação do evento em todos os meios disponíveis e ao alcance da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“Decidimos apostar na Festa da História porque consideramos que é uma iniciativa de destaque, que pretendemos alavancar, e porque queremos que as pessoas saibam que, ao virem a Bragança neste período, vão encontrar um evento de referência”, explicou o Vice-Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Júlio Meirinhos.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, sublinhou que “é um apoio muito importante, sobretudo pela oportunidade de promoção da Festa da História. Um evento que valoriza a identidade e a cultura”.
Tendo em conta a actual conjuntura económica, o Município de Bragança voltou a apostar na contenção de custos, tendo conseguido, este ano, reduzir em cerca de 20 por cento o orçamento destinado à realização de todas as festividades (Verão na Praça Camões, Festa da História, Festas da Cidade, Concurso Concelhio de Bovinos e apoio ao programa Religioso).
“Apesar do controlo de despesas, as Festas em Bragança serão animadas. Com formatos para todos os gostos e as várias faixas etárias, as actividades e iniciativas repartem-se um pouco por toda a Cidade, desde o Centro Histórico, ao Castelo e ao Parque do Eixo Atlântico”, acrescentou o Autarca.
Para mais informações consulte os programas em anexo.
Veja o vídeo: