-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Festas da Cidade de Bragança 2012
Festas da Cidade de Bragança 2012
Milhares de pessoas passaram pelo Parque do Eixo Atlântico, para assistirem aos concertos dos Deolinda, dos Azeitonas e de Dulce Pontes interpretados nas Festas da Cidade de Bragança, de 19 a 22 de agosto de 2012.
O ponto alto das festividades deu-se na noite do arraial, dia 21 de agosto, em que cerca de 35 mil pessoas se concentraram no Parque do Eixo Atlântico, para assistirem ao concerto da Dulce Pontes (que reside, agora, em Bragança) e ao espetáculo piromusical que surpreendeu todos os presentes pela sua qualidade.
À semelhança dos anos anteriores, o Município de Bragança diversificou o programa de atividades, ao promover iniciativas desportivas e de convívio, como o habitual jogo de futebol que colocou em campo Executivo e funcionários da Câmara Municipal, autarcas de Freguesia e jornalistas de órgãos de comunicação social da Cidade.
No dia 21 de agosto, uma data que o Município dedica à população rural do Concelho, teve lugar a 15.ª edição do Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, que decorreu no Auditório ao ar livre do Instituto Politécnico de Bragança.
No total, marcaram presença 23 produtores, que levaram a concurso 80 animais, divididos pelas várias categorias. Após a entrega dos prémios e do almoço-convívio, que reuniu mais de 500 pessoas, teve lugar a tradicional chega de touros, que atraiu mais de duas mil pessoas oriundas de todo o Concelho.
Dedicado à Padroeira de Bragança, Nossa Senhora das Graças, o último dia das festividades (22 de agosto) contou com a realização da Eucaristia na Sé Catedral, presidida pelo Cardeal Saraiva Martins, e cocelebrada pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, pelos dois Bispos eméritos da mesma Diocese, D. António Montes Moreira e D. António José Rafael, e pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.
Durante a Solene Celebração da Padroeira da Cidade de Bragança, procedeu-se à bênção de uma Pietá, oferta do Mestre José Rodrigues à Diocese Bragança-Miranda e à inauguração de vitrais na Sé Catedral também da autoria do escultor. Seguiu-se a procissão solene que, uma vez mais, levou milhares de devotos e fiéis pelas ruas de Bragança.
O Município de Bragança agradece a todas as instituições e entidades que colaboraram para que todas as condições normais de segurança tivessem sido asseguradas, apesar da afluência diária de milhares de pessoas, oriundas de todo o País e estrangeiro.
Veja os vídeos: