-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Festas de Bragança 2014
Festas de Bragança 2014
Depois de “Verão na Praça”, que levou dezenas de grupos do concelho à Praça Camões, e da “Festa da História”, no Castelo de Bragança, o ponto alto das festividades do mês de agosto foram as “Festas de Bragança”, que se realizaram no Parque Eixo Atlântico, de 18 a 21 de agosto.
O mês de agosto tem sido de festa em Bragança. Depois de “Verão na Praça”, que levou dezenas de bandas e grupos do concelho ao palco da Praça Camões, e da “Festa da História”, no Castelo de Bragança, onde, de 14 a 17 de agosto, dezenas de milhares de pessoas de todo o país e do estrangeiro, sobretudo de Espanha, acorreram, o ponto alto das festividades do mês de agosto foram as “Festas de Bragança”, que se realizaram no Parque Eixo Atlântico, de 18 a 21 de agosto.
O primeiro dia levou ao palco a Bribanda, com a participação do cantor F.F. e Mk Nocivo, seguida da atuação de Ghost & Flavour e Grupo de Danças Latinas.
O dia 19 de agosto, que contou, durante a tarde, com os tradicionais jogos de futebol e de paintball que colocaram frente-a-frente Autarquia e Comunicação Social e o jantar-convívio, terminou com os concertos de Emanuel e de Zé, aos quais assistiram mais de 25 mil pessoas. Já a 20 de agosto, foi a vez de João Pedro Pais, precedido pelo grupo Red House Band, animar a noite das Festas.
A noite do arraial levou dezenas de milhares de pessoas à zona do Parque Eixo Atlântico, onde assistiram ao espetáculo piromusical, seguido do concerto dos bem conhecidos Xutos & Pontapés. O encerramento da noite ficou a cargo dos grupos Nível 6 e FN.
Foi também no dia 21 de agosto que teve lugar, no Recinto de Valorização das Raças Autóctones, o XVII Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa de Bragança. Um evento que contou, este ano, com a participação de mais de 30 criadores, que apresentaram a concurso mais de 100 animais. Ao promover o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa neste dia, considerado o mais importante dia das Festas de Bragança, o Município de Bragança pretende homenagear os agricultores e todos os cidadãos ligados às atividades agrícolas e à lavoura. A tarde terminou com a tradicional luta de touros, assistida por mais de 3.000 pessoas.
O dia 22 de agosto, sempre reservado ao encerramento das cerimónias religiosas dedicadas à padroeira da Cidade, Nossa Senhora das Graças, levou milhares de pessoas às ruas de Bragança por ocasião da tradicional Procissão Solene que se seguiu à Eucaristia celebrada pelo Bispo da Diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na Igreja Sé Catedral.
O Município de Bragança agradece a todas as instituições e entidades que colaboraram para que todas as condições normais de segurança tivessem sido asseguradas, apesar da afluência diária de milhares de pessoas, oriundas de todo o País e estrangeiro.
Vídeos: