-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Festival do Butelo e das Casulas de Bragança
Festival do Butelo e das Casulas de Bragança
De 22 a 24 de fevereiro, realiza-se, em Bragança, o Festival do Butelo e das Casulas, para o qual são esperadas centenas de apreciadores da boa gastronomia transmontana.
Após o sucesso do Fim de Semana Gastronómico de Bragança 2012, em que o Butelo e as Casulas foram os protagonistas, o Município de Bragança organiza, agora, a primeira edição do Festival do Butelo e das Casulas de Bragança, que tem lugar de 22 a 24 de fevereiro, e que conta, até ao momento, com a adesão de 21 restaurantes do Concelho.
Promovido pela Câmara Municipal de Bragança, com o apoio da Confraria do Butelo e da Casula, o evento visa, sobretudo, promover um produto único da região de Bragança, que se apresenta como um fator de atratividade da região, que, desta forma, poderá receber um número significativo de apreciadores da boa gastronomia, que poderão, ao mesmo tempo, conhecer de perto alguns dos tesouros naturais e patrimoniais que fazem do Concelho de Bragança um dos mais ricos em todo o País.
O evento, que inclui, além da conferência “Da Conservação ao Sabor”, proferida pela Dra. Fátima Moura, a entronização de novos confrades da Confraria do Butelo e da Casula, bem como visitas a alguns equipamentos culturais, foi dado a conhecer aos órgãos de comunicação social de Bragança, no dia 13 de fevereiro, no Mercado Municipal de Bragança, onde marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º Rui Caseiro, o Vereador, Dr. Hernâni Dias, e o Grão-mestre da Confraria do Butelo e da Casula, Dr. Nuno Pires.
O Município de Bragança disponibiliza, ainda, a todos os que degustarem o butelo e as casulas num dos restaurantes aderentes, entradas grátis no Museu Ibérico da Máscara e do Traje e no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. Também no âmbito do Festival do Butelo e das Casulas de Bragança, os estabelecimentos de hotelaria oferecem descontos sobre os preços das dormidas.
Recorde-se que pode saborear o Butelo e Casulas, bem como outras iguarias gastronómicas, nos restaurantes aderentes: Académico, Casa de Pasto O Copinhos, Chefe Ruca, Emiclau, Lá em Casa, Nordeste, O Acácio, O Geadas, O Javali, O Manel, O Pote, Panorama, Poças, Pousada de S. Bartolomeu, Quinta das Covas, Rota dos Sabores, Solar Bragançano, Taberna do Xastre, Típico D. Roberto, Tulipa, Turismo.
E já que é fim de semana, porque não convidar alguns amigos e a família e passear pelas belas paisagens do Concelho, com destaque para as que integram o Parque Natural de Montesinho, e pelas aldeias típicas do Nordeste Transmontano. O rico património e os belíssimos monumentos (verdadeiros tesouros arquitetónicos) são, também, paragens obrigatórias para aqueles que gostam de História e, nisso, Bragança é o perfeito exemplo, já que é uma das dez mais antigas cidades do País, celebrando no próximo dia 20 de fevereiro os 549 anos do título de Cidade, atribuído por D. Afonso V. Não deixe de desfrutar das diversas propostas culturais que tem à sua disposição, como o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Centro Ciência Viva, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Museu Militar no Castelo de Bragança e o Museu Abade de Baçal.
No decorrer da promoção do Festival do Butelo e das Casulas em Lisboa e no Porto, 87 restaurantes de todo o País (nomeadamente em Albufeira, na zona da grande Lisboa, Porto, Baião e Amarante) solicitaram butelos para os seus chefes de cozinha confecionarem e provarem, sendo que 30 aderiram ao evento, pelo que de 22 a 24 de fevereiro terão, também, Butelo e Casulas nas ementas.
Veja o vídeo: