-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Fórum Regional da Água em Bragança
Fórum Regional da Água em Bragança
Bragança acolheu o III Fórum Regional da Água, organizado pela Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHNorte) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal de Bragança, que teve lugar no Auditório Paulo Quintela, no dia 1 de março.
A iniciativa assumiu-se como um espaço informal de encontro, de reflexão e de partilha de ideias focado nos recursos hídricos da região Norte, com participação de cerca de 90 pessoas.
“Este Fórum é de elevada relevância para que as pessoas possam compreender a importância deste recurso natural que é um bem escasso e que tem que ser preservado”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que alertou para a atual grave situação do abastecimento de água a Bragança, sendo que se enfrenta um dos piores anos, dos últimos 50, pois “já estão a ser utilizadas as reservas de água destinadas para o abastecimento público nos meses de verão, antecipando-se em quatro meses essa operação, uma vez que a Barragem da Serra Serrada não tem capacidade para fazer face às necessidades da Cidade e do Concelho”.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança concluiu, por isso, que a construção de uma barragem que permita o armazenamento plurianual de água é urgente.
“A Administração da Região Hidrográfica do Norte identificou o problema que não é político, mas estrutural e que afeta a população ao nível do consumo humano, mas também a agricultura e a própria atividade industrial”, recordou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Apresentado durante o III Fórum Regional da Água, o Plano de Gestão das Regiões Hidrográficas do Norte preconiza como essencial a construção da Barragem de Veiguinhas como solução para o problema de armazenamento e abastecimento de água a Bragança, pelo que este Plano prevê um investimento na ordem dos nove milhões de euros para esta infraestrutura.
O III Fórum Regional da Água terminou com uma visita ao Centro Ciência Viva de Bragança, ao Polis e ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, onde conheceram as exposições de Luís Gordillo e de Graça Morais.
Veja o vídeo: