Inauguração das obras da Igreja de Santo Cristo de Outeiro
Inauguração das obras da Igreja de Santo Cristo de Outeiro
2012/07/02
A população da freguesa de Outeiro reuniu-se para assistir à inauguração das obras de Conservação da Igreja de Santo Cristo.
A população da freguesa de Outeiro reuniu-se, no dia 30 de junho, para assistir à inauguração das obras de Conservação da Igreja de Santo Cristo de Outeiro.
A cerimónia, que decorreu no interior do templo, começou com uma Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro. Terminada a Missa, seguiram-se breves intervenções de D. José Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, e do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas, tendo contado, ainda, com a presença do Executivo Municipal, da Diretora Regional da Cultura do Norte, Arquiteta Paula Silva, e do Diretor Geral das Artes, Dr. Samuel Rego.
Durante a cerimónia, o Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro defendeu a elevação da Igreja de Santo Cristo de Outeiro a Basílica. Uma ideia que mereceu a concordância do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, que se prontificou a colaborar na organização do processo de candidatura.
O programa terminou com um almoço-convívio oferecido pela Junta de Freguesia de Outeiro a todos os presentes.
As obras de reabilitação da Igreja de Santo Cristo de Outeiro, integradas no projeto “Património Religioso do Leste Transmontano”, representam um investimento de cerca de 140 mil euros, comparticipado em 80 por centro pelo QREN, 10 por centro pela Direção Regional de Cultura do Norte e o restante valor pela Câmara Municipal de Bragança.
Classificado como Monumento Nacional a 24 de novembro de 1927, a Igreja de Santo Cristo de Outeiro é sede da Confraria com o mesmo nome. Construído no século XVII, o monumento terá surgido da necessidade de afirmação do país enquanto nação independente de Espanha, sendo que, na sua origem, estará um pequeno templo votado ao abandono até à altura em que se terá dado o milagre do Santo Cristo ter suado sangue (conforme inscrição de 26 de abril de 1698 existente na igreja). O acontecimento depressa se divulgou e a primeira pedra para o Santuário foi lançada no ano de 1698, cuja construção atingiu o auge entre 1725 e 1739. Nesse mesmo século, o local assumiu-se como um importante lugar de peregrinação.