-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Inauguração do novo troço da Circular Interior de Bragança e do Centro Municipal da Proteção Civil
Inauguração do novo troço da Circular Interior de Bragança e do Centro Municipal da Proteção Civil


























Foram inaugurados, hoje, o novo troço da Circular Interior de Bragança (CIB), que liga a rotunda da Avenida Abade de Baçal e a rotunda do alto das Cantarias, e o Centro Municipal de Proteção Civil, junto ao Castelo de Bragança. Obras que representam um investimento de mais de 5,3 milhões de euros, financiados por fundos europeus.
António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, presidiu à cerimónia inaugural de ambos os empreendimentos, acompanhado de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Hernâni Dias considera estas obras como de “grande importância para a cidade”. “A primeira por questões de mobilidade. É uma obra com uma componente de auto-sustentabilidade muito importante e essencial para a mobilidade na cidade, escoando o trânsito de várias outras avenidas, nomeadamente no acesso à Zona Industrial”, afirmou sobre o novo troço da CIB. Quanto ao Centro Municipal de Proteção Civil, o Presidente referiu que “foi reabilitado um edifício na zona histórica, no acesso ao Castelo de Bragança, criando um equipamento funcional e muito necessário para o Serviço Municipal de Proteção Civil cujo trabalho tem uma implicação direta no quotidiano da população, garantindo a sua segurança e bem-estar”.
Novo Troço da Circular Interior de Bragança
No total, são 3,4 quilómetros, que representam um investimento na ordem dos 5,15 milhões de euros (com IVA), comparticipados em 85 por cento por Fundos Comunitários, “acompanhados” por uma ciclovia e cuja execução incluiu, entre outros trabalhos, a construção de uma ponte sobre o rio Fervença.
A via contempla, ainda, a instalação de passadeiras inteligentes e de luminárias autossuficientes através de painéis solares.
A CIB assume um papel estruturante na circulação na cidade de Bragança ao permitir a ligação de vários pontos estratégicos da cidade e libertando determinadas áreas urbanas, possibilitando, ainda, a criação de uma alternativa de transporte entre zonas residenciais, a Zona Industrial das Cantarias e os acessos à Autoestrada Transmontana.
O troço agora inaugurado, de 3,4 quilómetros, complementa os 1,8 quilómetros entre a rotunda da Avenida Abade de Baçal e a Quinta do Rei (em funcionamento desde 2012), ficando a faltar, apenas, a construção de um quilómetro, que ligará a Quinta do Rei à Avenida Brigadeiro Figueiredo Sarmento.
Centro Municipal da Proteção Civil
Instalado em pleno Centro Histórico, junto às muralhas do Castelo de Bragança, o Centro Municipal da Proteção Civil representa um investimento de 227 447 euros (já com IVA).
Este Centro passa a estar instalado num edifício (na rua de São Francisco) que se encontrava degradado e que foi reabilitado para o efeito, preservando a maioria das fachadas já existentes, mantendo a sua configuração original.
O imóvel, que se divide em quatro pisos, integra, assim, uma zona para a Comissão Municipal de Proteção Civil, com salas de reuniões e de atendimento, bem como uma área destinada ao alojamento, equipada com espaços de cozinha e refeições.
Recorde-se que cabe à Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) assegurar que todas as entidades e instituições de âmbito municipal, imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência, previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.