-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Inauguração Museu Ibérico da Máscara e do Traje
Inauguração Museu Ibérico da Máscara e do Traje
24 de Fevereiro | Programa:
15h00 | Seminário do Projecto "Máscaras" dentro do Programa Europeu Interreg III A (Sala de Actos do Município de Bragança – Teatro Municipal de Bragança):
- Apresentação do Estudo "Máscara Ibérica" com vista à sua classificação como "Manifestação de Interesse Cultural";
- O futuro do Projecto "Máscaras";
16h00 | Desfile dos Mascarados na Cidade de Bragança (saída da Praça Cavaleiro de Ferreira até à Cidadela);
16h30 | Inauguração do Museu Ibérico da Máscara e do Traje (Rua D. Fernão, O Bravo, na Cidadela);
No dia 24 de Fevereiro de 2007 é inaugurado o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, um espaço de divulgação das tradições relacionadas com as Máscaras do Nordeste Transmontano e da Região de Zamora, resultado de uma parceria de Cooperação Transfronteiriça entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora.
Estrategicamente situado na rua principal da Cidadela de Bragança (Rua Fernão, O Bravo), que dá acesso ao Museu Militar (um dos mais visitados a nível nacional), e também na rota de outros importantes equipamentos culturais, constituída pelo Teatro Municipal, Centro Cultural, futuro Centro de Arte Contemporânea, Museu do Abade de Baçal e Museu Militar.
Está instalado num imóvel com três pisos, propriedade da autarquia, tendo sido recuperado e adaptado, representando um investimento de 300.000 Euros, co-financiado pelo Programa Comunitário INTERREG III A.
No Museu Ibérico da Máscara e do Traje estarão expostas máscaras, trajes, adereços e objectos usados nas tradicionais "Festas de Inverno" em Trás-os-Montes e Alto Douro e nas "Las Mascaradas de Invierno" da região de Zamora: será fundamentalmente um espaço informativo/pedagógico e de divulgação cultural.
29 Localidades Representadas no Museu Ibérico da Máscara:
- Trás-os-Montes e Alto Douro (18 localidades): trajes e máscaras usados pelos caretos em Aveleda, Varge, Baçal, Nogueira, Grijó de Parada, Salsas, Vinhais, Ousilhão, Vila Boa de Ousilhão, Torre Dona Chama, Podence, Constantim, Bemposta, Vila Chã da Braciosa, Tó, Bruçó, Vale da Porca e Lazarim;
- Província de Zamora (11 localidades): trajes e máscaras usados em Abejera, Villanueva de Valrojo, Pozuelo de Tábara, Rio Frio de Aliste, Montamarta, Almeida de Sayago, Sanzoles, Pobladura de Aliste, Villarinho Tras la Sierra, Ferreras de Arriba, Pobladura de Aliste;
Assim, encontram-se representados os Concelhos de Bragança, Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro e Lamego (Portugal) e as Comarcas de Aliste, Alba, Tábara, Pan, Sayago, Toro e Sanábria, incluídas na província de Zamora (Espanha).
No total, podem encontrar-se no Museu Ibérico da Máscara cerca de 45 trajes e de 60 máscaras, diversos acessórios usados nos rituais dos Mascarados, bem como instrumentos musicais. Os trajes foram realizados por cerca de 46 artesãos portugueses e espanhóis.
Projecto Máscaras
O projecto "Máscaras: Promoção Turística e Cultural Transfronteiriça" insere-se no Programa de Cooperação INTERREG III A – Eixo Estratégico N.º 2 ("Valorização, promoção e conservação ambiental e dos recursos patrimoniais e naturais"), Medida 2.4. ("Valorização turística do património"). O carácter transfronteiriço deste projecto permite promover e valorizar, de forma conjunta, o património cultural do Nordeste Transmontano e da Província de Zamora.
Este projecto assenta numa actuação integral de forma a proteger, conservar, promover e desenvolver um aspecto cultural e tradicional da zona de fronteira entre Bragança-Zamora: as Festas de Inverno e as suas Máscaras.
O projecto Máscaras é materializado em três grandes actividades:
- abertura do Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança, bem como de um Posto de Informação Turística, com promoção e venda de artesanato relacionado com as Máscaras e de interacção com os artesãos;
- acções de promoção e de divulgação: desenvolvimento de um portal temático sobre o Projecto Máscaras onde constarão todas as actividades desenvolvidas nesse âmbito (www.mascaraiberica.com); elaboração de um catálogo conjunto que ilustre e identifique as Festas de Inverno no Nordeste Transmontano e na Província de Zamora; realização de dois Seminários Transfronteiriços, em Bragança e em Zamora, de modo a fomentar o intercâmbio de experiências e metodologias, estabelecendo sinergias entre os agentes locais de desenvolvimento;
- realização de um estudo, de forma a obter para a máscara, e para todas as festas e rituais a ela associados, a denominação de "Manifestação de Interesse Cultural".