Landscape Ecology International Conference
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Mais de 300 pessoas, oriundas de 45 países de diferentes continentes, passaram por Bragança, durante a Landscape Ecology International Conference da The International Union of Forest Research Organizations – IUFRO, que decorreu do dia 21 a 27 de Setembro.
Investigadores, estudantes, docentes, especialistas e representantes de instituições de todo o Mundo abordaram, assim, soluções para as problemáticas que resultam das alterações ambientais e climáticas.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Politécnico de Bragança, contou com o apoio da Câmara Municipal que assume uma estratégia de desenvolvimento da ecologia e sustentabilidade do meio ambiente como uma das suas principais prioridades.
Esforços que foram destacados pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, durante a sessão de abertura da conferência, no Teatro Municipal.
Não deixou de enaltecer, ainda, o empenho de Bragança, que tem o “ambiente como elemento central da sua estratégia de desenvolvimento e, por isso, elaborou o seu Plano Estratégico de Ecocidade, a Agenda 21 Local, aderiu ao Pacto de Autarcas, iniciativa da Comissão Europeia e do Comité das Regiões para a promoção da eficiência energética, construiu o Centro de Ciência Viva e é promotor do projecto de um Parque de Ciência e Tecnologia, o Brigantia Ecopark”.
Para o Presidente do Município, a “floresta é essencial à vida humana, a sua boa gestão é um imperativo de sobrevivência da humanidade que não pode dispensar o equilíbrio dos ecossistemas do Planeta e da Biodiversidade, essencial ao sistema de saúde humana”.
A ideia de proteger a “nossa Casa Mãe”, partilhando princípios de organização de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e sustentável, em termos ambientais, que devem apoiar-se nas ideias – chave de: “um planeta, um povo, um ambiente”, concluiu o Eng.º António Jorge Nunes.