-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Mascararte
Mascararte
Relaciona-se com este evento diversas actividades, tais como: desfile, Exposição Congresso, Feira da máscara, Concursos de Pintura, escultura e fotografia, entre outros. Consulte aqui as normas dos Concursos.
A II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005 decorrerá de 5 a 15 de Dezembro do presente ano de 2005.
Passaram-se dois anos sobre um projecto inovador, cuja afirmação teve como base a ancestralidade da cultura transmontana ligada aos rituais de Inverno através da máscara. A I BIENAL DA MÁSCARA, teve a sua primeira edição entre os dias 17 de Dezembro de 2003 e 17 de Janeiro de 2004.
Este evento pretendeu coincidir temporal e ciclicamente com os rituais das “Festas de Inverno em Trás-os-Montes”, o que possibilitou a interacção com toda a comunidade transmontana. Durante trinta dias, o Distrito Bragança viveu a I BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2003, através da participação de grupos de mascarados das aldeias, artesãos e artesãs, alunos dos vários níveis de ensino (desde o pré-primário ao ensino superior), artistas plásticos, professores, conferencistas, grupos teatrais, etc. Todos os eventos culturais, de raiz popular ou erudita da I BIENAL DA MÁSCARA, estiveram subordinados exclusivamente à temática da máscara.
O êxito da I BIENAL DA MÁSCARA, sensibilizou a autarquia a proceder ao estudo do projecto de criação do “MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE”. Este novo espaço cultural situar-se-á na cidadela de Bragança e constituirá um “museu vivo”. Além de ser um local de observação das manifestações ligadas à máscara do Nordeste Transmontano, através da exposição permanente de máscaras e do respectivo traje, será também palco de diferentes eventos ligados à temática: - Workshops de construção de máscaras para crianças e educadores; - Cursos tecnológicos de curta duração para jovens com insucesso escolar; - Exposições de pintura, escultura e fotografia; - Permanência regular nas instalações de artesãos; - Programação de visitas aos mascarados e artesãos do Distrito; - Conferências.
No final do presente ano de 2005, de 5 a 15 de Dezembro, decorrerá a II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005.
Avaliado o êxito deste evento, a comissão organizadora e a Câmara Municipal de Bragança, decidiram que a MASCARARTE, teria neste ano, o momento da sua afirmação a nível internacional.
A primeira bienal da máscara teve como tema principal a “máscara transmontana”. O tema principal da II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005 incidirá sobre a “máscara angolana”. Optou-se para a sua internacionalização, por um país de língua portuguesa. A este facto, não foi alheio, o apoio dado ao projecto pelo Governo Angolano, que comemora paralelamente os 30 anos de independência.
A II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005, terá início no final da tarde do dia 5 de Dezembro, com o II Desfile dos Mascarados, Caretos e Mascaretos, pelas artérias da cidade Será evidente o compromisso das instituições de ensino superior (Distrito de Bragança) e secundário (cidade de Bragança) e dos grupos de mascarados das aldeias transmontanas e grupos etnográficos angolanos. O desfile sairá dos Serviços Sociais do Instituto Politécnico de Bragança e fará o percurso pelas principais artérias da cidade até à Praça Camões.
Terminado o desfile na Praça Camões, os Mascaretos serão expostos ao público até ao dia da respectiva queima, no pátio do Centro Cultural de Bragança, seguindo-se a abertura oficial do evento, com a Inauguração da II Exposição temática | Máscara Angolana, na Sala II do Centro Cultural de Bragança.
Na II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005, as diferentes comunicações e conferências serão organizados no I Congresso da Máscara subordinado à temática da Máscara Angolana, onde será apresentada a publicação | Mascararte 2003 – I Bienal da Máscara.
Haverá novamente, na sua segunda edição, a Feira da Máscara, no Mercado Municipal.
No que diz respeito ao campo artístico, a II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005, incidirá fundamentalmente nos campos das artes visuais e do espectáculo, subordinadas à temática da máscara.
No campo das artes visuais serão inauguradas as exposições: Colectiva de pintura de artistas angolanos; Individual de pintura cerâmica de Luís Canotilho; Colectiva do concurso de Pintura e Escultura; Colectiva do concurso de Fotografia; Colectiva do concurso de Arte Infantil e Juvenil.
No campo das artes do espectáculo será apresentado, no Teatro Municipal o “Auto do Solstício de Inverno”, pela Companhia do Teatro Experimental de Cascais | Direcção de Carlos Avilez. O Grupo de dança etnográfica angolano Kilangokilo, actuará também durante o evento.
Novamente, a II Queima dos Mascaretos, será um dos momentos altos da II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005, Os Mascaretos serão queimados num ritual mágico, num espectáculo de luz, som e fogo de artifício onde estarão presentes os grupos de mascarados, mascaretos e gaiteiros interagindo com o público, na Praça Camões.
A II BIENAL DA MÁSCARA | MASCARARTE 2005 encerrará oficialmente no dia 15 de Dezembro, com a entrega dos certificados de presença e dos prémios dos concursos e dos grupos: Concurso de Pintura e Escultura; Concurso de Fotografia; Concurso de Arte Infantil e Juvenil; Premio do melhor grupo transmontano de mascarados; Prémio do Melhor Mascareto; Prémio do melhor grupo de gaiteiros.
Os regulamentos dos concursos de Pintura e Escultura, Fotografia, Arte Infantil e Juvenil, poderão ser consultados na página Web da Câmara Municipal de Bragança em:
/