Montesinho: a primeira aldeia do Norte com iluminação pública LED
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Montesinho é a primeira aldeia do Norte do País com iluminação pública LED.
Montesinho é a primeira aldeia do Norte do País com iluminação pública LED. Os cerca de 25 habitantes da aldeia reuniram-se, no dia 4 de novembro, no Centro de Convívio para ouvirem o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, e o Presidente da Junta de Freguesia de França, Carlos Silva, falarem sobre as vantagens do investimento de 3.360 euros efetuado pelo Município de Bragança na substituição de 48 armaduras tradicionais para tecnologia LED.
“Haverá uma redução no consumo de energia na ordem dos 65 por cento, o que representa uma poupança anual de 1.500 euros. Além disso, durante 15 anos, os equipamentos não necessitam de manutenção”, explicou o Presidente da Câmara Municipal.
Este investimento está alinhado com a política energética do Município de Bragança e pretende dar resposta aos compromissos assumidos no âmbito do Pacto dos Autarcas, encontrando-se em fase de implementação o Plano de Ação para a Eficiência Energética do Município de Bragança, que tem como principal objetivo a redução das emissões em mais de 20% até 2020, face ao ano de referência, 2009.
Considerando o objetivo final de redução estabeleceram-se metas de redução setoriais, destacando-se 65% nos transportes públicos, 47% nos edifícios e equipamentos municipais; 44% na iluminação pública; 34% na frota municipal; 26% no residencial; 21% nos transportes (privado e comercial); 8% nos edifícios e equipamentos terciários.
No ano de 2013, o Município de Bragança procedeu à substituição da iluminação do túnel da Avenida Sá Carneiro, instalando 40 projetores equipados com microleds, verificando-se uma redução de 85% relativamente aos antigos consumos. Vídeo: