Município de Bragança associa-se à Campanha Laço Azul
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
O Município de Bragança associou-se à Campanha Laço Azul, que está a decorrer em abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
O Município de Bragança associou-se à Campanha Laço Azul, que está a decorrer em abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Também a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Bragança e o Programa Escolhas aderiram a esta iniciativa tendo organizado, para tal, um calendário com sugestões diárias de atividades para os pais dinamizarem em conjunto com os seus filhos, no sentido de promover uma parentalidade positiva e o desenvolvimento global das crianças.
No próximo dia 30 de abril, pelas 11:00 horas, realiza-se a Caminhada Solidária Contra os Maus Tratos, sendo o ponto de encontro na Praça Cavaleiro de Ferreira. Os participantes deverão levar uma peça de roupa azul.
Já no dia 29 de abril, pelas 8:30 horas, será entregue um marcador de livros nas escolas do 1.º Ciclo de Bragança. A 14 de maio, e ainda integrada na temática, realiza-se, na Casa de Trabalho, às 14:30 horas, a tertúlia “Lei de Promoção e Proteção”.
A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada com a história de maus tratos aos seus netos, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A ideia era alertar a comunidade para este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 40 milhões de crianças são vítimas de alguma forma de maus-tratos. A Campanha Laço Azul tem como objetivo consciencializar a comunidade local para a problemática dos maus tratos infligidos às crianças e jovens, promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento.