Município de Bragança e Exército assinam Protocolo
Município de Bragança e Exército assinam Protocolo
2011/08/17
Protocolo de cooperação relativo ao Centro de Memória da Presença Militar em Bragança.
O Município de Bragança e Exército Português assinaram, no dia 15 de Agosto, um protocolo com vista à cooperação relativamente à instalação e dinamização do Centro de Memória da Presença Militar em Bragança, inserido no projecto EcoDomus, no âmbito da Reconversão Urbanística do Forte S. João de Deus.
Estando Bragança desde sempre ligada, devido à sua privilegiada posição geoestratégica, à defesa do território nacional, e existindo já o Museu Militar de Bragança, instalado no Castelo, que recebe cerca de 50 mil visitantes por ano, o Município vai avançar com a construção do Centro de Memória da Presença Militar, que acolherá uma exposição permanente e algumas temporárias, bem como um espaço interactivo, dotado de novas tecnologias.
O protocolo celebrado prevê, assim, o apoio técnico do Exército Português na montagem, na organização de mostras, na formação de guias e na divulgação, sendo que ao Município de Bragança cabe assegurar uma equipa técnica para a montagem, disponibilizar as infra-estruturas e equipamentos expositivos adequados, gerir o espaço, bem como providenciar a vigilância e segurança das instalações.
De referir que a cerimónia, que teve lugar na Domus Municipalis, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, e os Vereadores do Município, Dra. Fátima Fernandes e Dr. Hernâni Dias, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Luís Afonso, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Dr. Jorge Novo e o Major-General Adelino de Matos Coelho, em representação do Exército Português.