-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Município de Bragança (in)forma para o Turismo
Município de Bragança (in)forma para o Turismo

“Um sucesso”. É desta forma que os participantes e pessoas envolvidas caraterizam a primeira ação de (in)formação destinada aos atores turísticos do Concelho de Bragança, promovida pelo Município de Bragança.
A cerimónia de entrega dos certificados decorreu no último dia da formação, a 16 de junho, durante a qual o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou a importância do turismo “e do saber bem receber para o Concelho. Um turista satisfeito regressa e isso só traz vantagens para todos”.
Iniciada a 12 de maio, a (in)formação reuniu 28 agentes turísticos, ligados a restaurantes, hotéis, alojamentos rurais e empresas de animação turística, que marcaram presença em sessões que abordaram temáticas, como “Património”, “Cultura”, “Natureza”, “Gastronomia”, “Receção”, “Encaminhamento e informação ao turista” e “Espanhol Básico”.
Ao promover esta iniciativa, o Município de Bragança (que contou com o apoio e colaboração do Instituto de Emprego Formação Profissional, da Fundação Rei Afonso Henriques e dos oradores/especialistas que ministraram as diversas sessões) pretende proporcionar, através da formação dos diversos empresários turísticos, um melhor tratamento, acompanhamento e encaminhamento a todos os turistas que visitam a região, de modo a que se sintam bem recebidos e, com isso, queiram regressar.
Testemunhos:
Alberto Gonçalves (Restaurante Javali)
“Gostei muito de ter esta oportunidade. Agradeço à Câmara Municipal por proporcionar estes momentos de formação, pois fiquei mais rico de conhecimentos sobre a nossa cidade e posso, assim, ajudar os turistas que nos recebem. Gostei, também, de conhecer melhor os nossos colegas”.
Susana Amaral e Cátia Andrade (A. Montesinho Turismo e Quinta das Covas)
“A ação de (in)formação para atores turísticos foi uma mais valia, pois preparou os profissionais da área para um atendimento mais eficiente. Não só nos preparou profissionalmente como contribuiu para o enriquecimento do nosso dicionário cultural acerca da região de Bragança”.
Cristina Pedro (Hotel Íbis Bragança)
“Foi uma iniciativa bem-sucedida, focando as potencialidades da nossa região, dando valor à nossa riqueza nas diversas áreas focadas e tratadas nas seis sessões. A ação foi, também, um aprofundar de conhecimento, aquisição e partilha de experiências. Com toda a informação reunida e bem “estudada” estou preparada para ser uma “atora turística” da Cidade de Bragança, sempre que o turista nos visitar”.
Elisabete Raimundo (Hotel Tulipa)
“De uma forma geral, foi muito positivo. Houve possibilidade de conhecer melhor os colegas da área e, sobretudo, poder alargar o nosso conhecimento que, apesar de estarmos na nossa terra, eram para nós desconhecidos”.
Katy Rodrigues (Solar de Rabal e Casa do Lello)
“Felicito a iniciativa e considero que foi de extrema importância. Este conjunto de ações permitiu, não só adquirir competências na nossa área de atuação, como criar sinergias e trocar ideias entre hoteleiros e agentes turísticos. As temáticas apresentadas foram perfeitamente enquadradas e, no meu entender, de elevado interesse. É de louvar e agradecer a participação do Município de Bragança e restantes elementos envolvidos”.
Filipe Esteves (Hotel São Lázaro)
“Ação de formação interessante e muito produtiva, principalmente para quem quer evoluir de forma positiva e implementar estes novos conhecimentos a “médio prazo” no seu estabelecimento/entidade de hoteleira”.