-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Município de Bragança investe no sucesso escolar
Município de Bragança investe no sucesso escolar

Iniciado um novo ano letivo, o Município de Bragança reforçou os apoios concedidos aos alunos das escolas públicas do Concelho de Bragança.
Assim sendo, e no âmbito desta política que prioriza a educação e a área social, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, acompanhado da Vereadora da Educação, Cristina Figueiredo, entregaram manuais escolares a 20 alunos (posicionados no escalão 1 do Abono de Família) que frequentam o Centro Escolar de Rebordãos e o Centro Escolar de Parada.
No ano letivo 2015/2016 (e numa primeira fase), serão entregues 720 manuais escolares a 240 alunos carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública (Escalão 1 do abono de Família) do concelho de Bragança. Um investimento na educação superior a 13 mil euros.
Já os alunos posicionados nos escalões 2 e 3 do Abono de Família receberão, respetivamente, 50% e 25% do valor da fatura dos manuais escolares. Um apoio no valor (previsional) de cerca de 4.800 euros e que poderá abranger 145 estudantes (2.º escalão) e 63 alunos (3.º escalão).
Além dos manuais escolares, os alunos integrados no escalão 1 do Abono de Família usufruirão, também gratuitamente, da refeição escolar e de suplemento alimentar. Já os estudantes posicionados no escalão 2 e no escalão 3 terão comparticipações de 50% e 25%, respetivamente, dos custos com a refeição escolar.
De referir que, pela primeira vez, os alunos integrados no escalão 3 irão beneficiar de uma redução de 25%, uma medida amiga das famílias e da natalidade.
Apoios ao ensino
O Município de Bragança apoia, também, ao nível educação pré-escolar, nomeadamente no que diz respeito às atividades de Animação e Apoio à Família e refeições escolares.
No que toca ao transporte escolar, é atribuído a todos os alunos que frequentam o Ensino Básico quando residam a mais de 3 ou 4 km dos estabelecimentos de ensino e sujeitos à escolaridade obrigatória. Também os estudantes do Ensino Secundário (nos escalões 1 e 2) podem solicitar isenção total ou redução de 50% do custo do passe escolar.
Ainda no que diz respeito à área escolar, o Município de Bragança iniciou o procedimento administrativo para elaboração do Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo a Alunos do Ensino Superior, com o objetivo de criar medidas no âmbito social, que visem a promoção do desenvolvimento das igualdades de oportunidades no acesso ao Ensino Superior, minimizando as diferenças socioeconómicas possibilitando a prossecução dos estudos neste nível de ensino, e incentivem o acesso à formação superior.