Neve em Bragança
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
Nunca a aposta em meios municipais de prevenção e acção em situações de neve e gelo foi tão acertada. Cerca de uma semana depois de serem apresentados (a 19 de Novembro), os novos equipamentos saíram hoje (dia 30 de Novembro) para o terreno.
Entre as 6:20 (hora em que começou a queda de neve) e as 7:30 horas foi analisada a situação, altura em que os meios e equipas começaram a actuar.
Por volta das 8:00 horas, foi efectuada nova avaliação relativamente à abertura das Escolas e Agrupamentos Escolares do Concelho, tendo sido considerado que estavam reunidas todas as condições para que os estabelecimentos de ensino pudessem funcionar normalmente, uma vez que se circula em segurança por toda a cidade.
Já na área rural, a opção foi pelo encerramento das escolas, uma vez que nem todas as condições de mobilidade eram asseguradas. No entanto, para solucionar qualquer problema que ocorra e para desimpedir alguma via que ainda esteja obstruída, encontram-se a actuar dois limpa-neves nas zonas Nascente e Norte do Concelho.
Assim, os meios e equipamentos municipais no terreno são:
- 18 pessoas;
- Duas viaturas com espalhador de sal;
- Um tractor com pá e espalhador de sal;
- Um camião com espalhador de sal;
- Até ao momento, foram espalhadas sete toneladas de sal pelas ruas, estradas e passeios do Concelho de Bragança;
Apesar de todos os esforços para garantir a segurança de veículos e cidadãos e de todas as condições de mobilidade estarem reunidas, o Município de Bragança aconselha cuidados redobrados.