Nota máxima para Aeródromo Municipal de Bragança em Exercício à Escala Total
Conteúdo atualizado em2024/11/0719:27
A resposta a um eventual acidente no Aeródromo Municipal de Bragança foi testada, esta tarde, com sucesso.
O Exercício à Escala Total envolveu 32 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Bragança, acompanhados de treze viaturas. Além destes, estiveram presentes 10 elementos da Comissão Municipal da Proteção Civil (da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Unidade Local de Saúde - Hospital de Bragança, da Segurança Social, da Saúde Pública, da E-Redes e da Santa Casa da Misericórdia de Bragança), coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Bragança. Participaram, ainda, 40 alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, como figurantes. O simulacro contou, também, com 3 elementos do Grupo Coordenador Diocesano para as Emergências e Catástrofes, pertencente à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Como observadores, estiveram presentes o Comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, os Aeroclubes de Bragança, Mirandela e Chaves, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Miranda do Douro e Mirandela e os representantes da Escola de Aviação LusoFly.
“O exercício à Escala Total do Aeródromo Municipal de Bragança superou as expectativas das entidades envolvidas, internas e externas, que, comparativamente com exercícios anteriormente realizados, melhorou os tempos de resposta no acionamento dos meios e consequente prontidão no socorro“, destacou Olga Pais, Vereadora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança.
Recorde-se que este simulacro é obrigatório, com vista ao cumprimento da regulamentação em vigor e que tem como objetivo testar e aprimorar a capacidade de resposta perante eventuais acidentes que ocorram no Aeródromo Municipal de Bragança, bem como evidenciar a ação de coordenação e de comunicação das diversas entidades envolvidas.