-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- O mais aguardado dos regressos: Festas de Bragança 2022
O mais aguardado dos regressos: Festas de Bragança 2022

















Regressaram, de 18 a 22 de agosto, as míticas Festas de Bragança e, com elas, milhares de conterrâneos e visitantes.
Tendo como epicentro o Parque Eixo Atlântico, as festas arrancaram a 18 de agosto, onde subiu ao palco a Banda Filarmónica de Bragança, acompanhada pela cantora Rita Guerra.
No segundo dia de Festa, como já é tradição, realizou-se o convívio entre colaboradores da Câmara Municipal, Presidentes de Juntas e Uniões das Freguesias e os profissionais da Comunicação Social, que se “defrontaram” em jogos amigáveis de futebol e de voleibol de praia.
À noite, Tony Carreira foi o cabeça de cartaz, tendo sido antecedido pela atuação de “Whales Don’t Fly”.
Na noite de 20 de agosto, foi a vez da fadista Ana Moura subir a palco, levando milhares de pessoas ao Parque Eixo Atlântico. Este momento emotivo seguiu-se à atuação da banda brigantina “Red House”.
O principal dia das Festas de Bragança (21 de agosto) foi, como já é habitual, dedicado à pecuária e atividades agrícolas, com a realização do XXIII Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa e da final do Campeonato de Chegas de Touros do Concelho de Bragança, no Recinto de Promoção e Valorização de Raças Autóctones.
Na noite do arraial, as atuações da Banda Norte FN, D.A.M.A. e Linha da Frente, bem como o espetáculo piromusical, encheram o Parque Eixo Atlântico.
As festividades culminaram, no dia 22 de agosto, com celebrações dedicadas a Nossa Senhora das Graças, padroeira de Bragança.
Após a Eucaristia na Igreja Sé Catedral, presidida por D. Américo Manuel Alves Aguiar, coordenador-geral das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (JMJ’23), milhares de devotos, de toda a região, acompanharam a Procissão Solene, que contou com a presença de andores de paróquias de todo o Concelho de Bragança e dos símbolos das JMJ’23.
Na organização das festividades que integram as “Festas de Bragança”, o Município de Bragança contou com a colaboração da Fábrica da Igreja de Nossa Senhora das Graça, das Freguesias e Uniões das Freguesias, Comissões Fabriqueiras, Bombeiros Voluntários, Forças de Segurança e Associações Culturais e Desportivas do Concelho de Bragança.