-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Ordenação D. José Cordeiro
Ordenação D. José Cordeiro
O novo bispo da Diocese de Bragança-Miranda foi ordenado na Catedral de Bragança com a presença de milhares de fiéis.
A cerimónia foi presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, D. José Policarpo, que teve como outros consagrantes os dois bispos eméritos da Diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira e D. António Rafael, marcando ainda presença o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, o Secretário da Congregação dos Bispos (Santa Sé), D. Manuel Monteiro Castro, Bispos, em número de 35, vindos das Dioceses de Portugal e em representação das Conferências Episcopais de Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, assim como das Dioceses de Bacau de Timor Leste, Tuy-Vigo e Zamora, de Espanha, sacerdotes em número de mais de centena e meia e alguns milhares de pessoas, seguramente mais de 7 mil.
Marcaram ainda presença diversas autoridades e representantes de diversas entidades, com destaque para o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, a Deputada Maria José Moreno, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança e os Presidentes de Câmara e Presidentes da Assembleia Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia e outros autarcas dos concelhos do Distrito de Bragança.
A todos, D. José Cordeiro, agradeceu “a presença neste momento de festa e de esperança para a Diocese”, afirmando “querer congregar padres, leigos e instituições locais para um «projecto conjunto» virado para a «renovação pastoral» da região e que essa colaboração recíproca possa trazer desenvolvimento e uma civilização do amor que auguramos desde sempre”.
O novo Prelado deu nota ainda de que a Diocese é uma «realidade desafiante», não só porque Bragança-Miranda é “a quinta maior diocese do País”, com uma população de 136 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011, mas também, acrescentou, devido à “conjuntura e ao contexto económico e social que a região e o País atravessam”.
Manifestou também o seu desejo de se encontrar, “logo que seja possível”, com os “movimentos e organismos eclesiais, com as diferentes autoridades, meios de comunicação social e instituições de solidariedade da diocese”.
Na celebração foi ainda lida a bula de nomeação de Bento XVI, de 18 de Julho de 2011, e assinada a Acta de Ordenação Episcopal fora de Roma, pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, entre outras entidades.
O dia terminou num jantar-convívio onde o Município de Bragança presenteou D. José Cordeiro, o 44.º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, com a pintura em tela do seu brasão e lema episcopal “AD DOCENDUM CHRISTI MYSTERIA”.
Reportagem: