-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Plano Estratégico ZASNET 2020
Plano Estratégico ZASNET 2020
No âmbito da preparação do “Plano Estratégico ZASNET 2020”, realizou-se, no dia 13 de dezembro, na Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança, o workshop “Ordenamento do território, acessibilidades e logística no âmbito das relações transfronteiriças”.
Com o objetivo de recolher contributos relevantes para o desenvolvimento futuro desta região transfronteiriça, em particular nas áreas do ordenamento do território, das acessibilidades e da logística, a reunião de trabalho contou com a participação de representantes de diferentes entidades, públicas e privadas, nomeadamente da Câmara Municipal de Bragança, da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), da Diputación de Zamora, do IDOM, da Universidade de Salamanca, da Universidade do País Basco e da Faurecia – Bragança.
A reunião de trabalho será coordenada pela SPI e contará com a participação da empresa espanhola IDOM, com forte especialização nas áreas em análise.
Num momento em que o desenvolvimento territorial assenta cada vez mais na criação de redes e de estratégias colaborativas que sustentem e viabilizem soluções inovadoras, o ZASNET AECT foi constituído tendo por missão facilitar e promover a cooperação transfronteiriça, transnacional e inter-regional, com o intuito de reforçar a coesão económica e social.
Tendo em vista a preparação do próximo quadro comunitário, o ZASNET AECT decidiu realizar o seu Plano Estratégico de Cooperação e Desenvolvimento Territorial – ZASNET 2020.
Analisando os territórios de Alto Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior Norte, em Portugal, e de Zamora e Salamanca, em Espanha, este Plano pretende dar um contributo significativo para o desenvolvimento de projectos conjuntos que contribuam para as prioridades da Estratégia Europa 2020: um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
Considerando a sua natureza, missão e experiência, onde se destacam a visão internacional e o conhecimento aprofundado das realidades locais, a Sociedade Portuguesa de Inovação (www.spi.pt) foi seleccionada para a elaboração deste Plano.
Veja o vídeo: