-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil testado
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil testado
125 pessoas, de 12 entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil, e 25 viaturas participaram, no dia 20 de dezembro, no exercício de simulação e teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O objetivo desta ação, além de observar e testar a operacionalidade dos meios, teve como objetivo avaliar a interação e comunicação entre as diferentes entidades no teatro de operações, como explicou o Presidente do Serviço Municipal de Proteção Civil e Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
O exercício começou (às 6:00 horas) com a simulação de queda de neve inesperada e sem aviso meteorológico, que levou o Serviço Municipal de Proteção Civil de Bragança a ativar o Plano para Intervenção de Neve e Gelo. Posteriormente, e devido às condições climatéricas, deu-se um acidente rodoviário na Avenida das Cantarias, que provocou, além de feridos graves e ligeiros, e danos num poste de iluminação e em outro da PT, provocando um corte de energia na Zona Industrial das Cantarias e problemas nas telecomunicações, sendo que para o local foram mobilizadas equipas e veículos dos Bombeiros Voluntários de Bragança. As vítimas, por sua vez, foram encaminhadas para o Hospital de Bragança – ULSNE.
Devido à neve e ao gelo, um indivíduo de sexo masculino ficou retido na Estrada Municipal 537, quando se deslocava para a ULSNE para realizar hemodiálise, necessitando de ser transportado pelos Bombeiros Voluntários de Izeda.
Com os técnicos da Câmara Municipal, da Segurança Social e da Santa Casa da Misericórdia a prestarem apoio psicológico às vitimas e aos respetivos familiares já no terreno, uma viatura pesada dos Bombeiros Voluntários de Bragança teve que rebocar, na rotunda das Cantarias, um veículo da Duriensegás de matérias perigosas, com transporte de gás para os depósitos da ULG na zona industrial de Bragança.
Ao longo de todo o simulacro, foram sendo enviados comunicados, às diferentes entidades e escolas, bem como aos Órgãos de Comunicação Social, dando conta do desenvolvimento da ocorrência e alertando para que a situação fosse divulgada à população.
Neste exercício participaram elementos da Câmara Municipal de Bragança, Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, GNR, PSP, Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Segurança Social, Portugal Telecom, Duriense Gás, EDP, Unidade Local de Saúde do Nordeste e do Centro Distrital de Operações de Socorro.