-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Por Detrás dos Montes
Por Detrás dos Montes
Co-Produção: Teatro Meridional/Teatro Municipal de Bragança/Teatro Nacional de São João
Estreia Nacional 11 de Novembro | Teatro Municipal de Bragança
Co-Produção: Teatro Meridional/Teatro Municipal de Bragança/Teatro Nacional de São João
11 de Novembro – 21h30
12 de Novembro – 16h00
13 de Novembro – 15h00
14 de Novembro – 10h30
15 de Novembro – 21h30
16 de Novembro – 21h30
Duração: 80" | m/12 | Preço: 5 Euros
Por Detrás dos Montes é um projecto do Teatro Meridional cujos pressupostos conceptuais de construção assentam na procura de um trabalho de exploração da linguagem gestual, visando – através de um olhar subjectivado e sem recurso da palavra – tornar expressivo um universo que identifique a região portuguesa de Trás-os-Montes.
Na sequência do espectáculo Para Além do Tejo (Prémio Nacional da Crítica 2004), a construção deste trabalho tem por base da sua pesquisa duas residências artísticas no distrito de Bragança, com deslocações a algumas instituições, recolhas literárias, fotográficas, musicais e, sobretudo, interagindo humana e localmente com pessoas de todos os níveis etários.
A narrativa cénica será construída a partir de fragmentos e situações significativas, sem obedecer a pressupostos diacrónicos no espaço ou no tempo, fazendo da paisagem sonora o caminho da organização do espectáculo.
A criação do projecto Por Detrás dos Montes tem como conceito de partida a procura da diferença e o respeito pela especificidade que marca a região transmontana, tendo como ponto de partida referencial o distrito de Bragança.
***
Dando continuidade à linha programática de criação do espectáculo Para Além do Tejo, com referência à região do Alentejo, propõe-se um trabalho sobre a região de Trás-os-Montes, através da vivência dos diferentes criadores (encenadores, actores, cenógrafo, figurinista, fotógrafo, videasta, etc.) num espectáculo em que a palavra não é a principal forma de comunicação, contendo por isso um código mais universal de entendimento. Este projecto integra ainda a realização de um Vídeo Documentário sobre o processo de criação do espectáculo
Depois de Para Além do Tejo (2004) e antes de Açores (criação sobre os Açores em geral e sobre a ilha Terceira em particular, a concretizar em 2008), o espectáculo Por Detrás dos Montes é o 2.º trabalho do Projecto Províncias. O Projecto Províncias insere-se numa das linhas de trabalho do Teatro Meridional – teatro gestual – em que a narrativa cénica está praticamente ausente da palavra e em que o trabalho do actor é sustentado no trabalho de expressão física, recorrendo a várias técnicas (teatro gestual, commedia dell’arte, mímica, técnica de clown, trabalho da máscara, artes marciais).
É a aposta do Projecto Províncias partir de um universo regional que faz parte da nossa matriz cultural, como forma de manter e relevar as nossas especificidades culturais, num mundo cada vez mais marcado pela crescente e uniformizante globalização. Com Por Detrás dos Montes pretende-se a criação de um espectáculo susceptível de ser visto e entendido num universo tão transversal quanto lato de públicos heterogéneos, de vários escalões etários e formações culturais diversas.
Criação: Teatro Meridional
Concepção e Direcção Cénica: Miguel Seabra
Dramaturgia e Assistência Artística: Natália Luíza
Interpretação: Carla Galvão, Carla Maciel, Fernando Mota, Mónica Garnel, Pedro Gil, Pedro Martinez, Romeu Costa
Espaço Cénico e Figurinos: Marta Carreiras
Música original: Fernando Mota
Desenho de Luz: Miguel Seabra
Fotografia: Patrícia Poção, Rui Mateus
Registo e Edição de Vídeo: Patrícia Poção
Assistência de Encenação: Maria João Machado
Montagem e Operação Técnica: Feliciano Branco
Produção Executiva: Cláudia Regina
Assistência de Produção/Itinerância: Jorge Sousa
Direcção de Produção: Mónica Almeida