Por um Sorrir mais Branquinho
Conteúdo atualizado em2015/06/2608:46
Reduzir a incidência e prevalência das doenças orais nas crianças em idade pré-escolar do concelho de Bragança. É com este objetivo que o Município de Bragança, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Nordeste - Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança, desenvolve o projeto de Saúde Oral: “Sorrir Branquinho”.
No dia 24 de junho, numa sessão que reuniu o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, membros da comunidade escolar e encarregados de educação, entre outros, foram apresentados os resultados referem-se a 605 crianças rastreadas.
A prevalência de doença oral detetada no rastreio foi de 20,8%, em 126 crianças, incluindo 98 casos diagnosticados no ano transato e ainda 28 novos casos.
A incidência de cárie dentária detetada foi de 4,6%, ou seja, 28 alunos.
Verificou-se uma diminuição de prevalência de doenças orais e um aumento do número de jardins-de-infância que aderiram à escovagem dos dentes em contexto escolar.
Foram encaminhadas, gratuitamente, 310 crianças com problemas de saúde oral para a consulta de Estomatologia, para colocação de selantes e outros tratamentos necessários.