-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Poupe Água!
Poupe Água!

CARTA INFORMATIVA/APELATIVA
Caro(a) Munícipe,
Como é do conhecimento público, o sistema de abastecimento de água à cidade de Bragança apresenta fragilidades estruturais não existindo, ainda, capacidade de armazenamento de água em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades da população, situação que será colmatada com a entrada em funcionamento da barragem de Veiguinhas, em fase final de construção.
...O abastecimento de água à cidade de Bragança e aldeias limítrofes é assegurado através da barragem de Serra Serrada, localizada na serra de Montesinho, e por sistemas complementares de captação de origens precárias, localizados nos rios Sabor e Baceiro e captação subterrânea de Cova de Lua.
A precipitação verificada, no presente ano, é das mais baixas de que há registo em Portugal. Tal situação levou a que o Município tivesse ativado a captação do rio Baceiro em 26 de maio, sendo que as reservas da barragem de Serra Serrada começaram a ser utilizadas em 29 de maio, cerca de 20 dias mais cedo do que no ano de 2014. Em 24 de julho, foi ativada a captação de Cova de Lua, em substituição da captação do rio Baceiro, por falta de água.
Face a este cenário, o Município reduziu os tempos de rega dos jardins públicos em 50%.
Também na área rural e a persistir a seca, as 167 captações existentes mostrar-se-ão insuficientes para satisfazer as necessidades da população, estando já a ser feito o transporte de água da cidade, em camiões cisterna, para abastecimento de várias aldeias.
Perante esta realidade, apelamos à colaboração de todos os municipes na poupança de água.
Mais informamos de que, em caso de manutenção das atuais condições climatéricas, o Município será forçado a tomar, nas próximas semanas, as seguintes medidas e de forma faseada:
1 – Suspender as regas dos jardins públicos, lavagens das ruas e renovação da água nas fontes luminosas;
2 – Proibir o uso da água de consumo público na rega (jardins, hortas e outros);
3 – Proibir o uso da água de consumo público na lavagem de viaturas, obras e outros fins que não sejam adequados;
4 – Aplicação de um tarifário de emergência que penalize consumos elevados e de natureza proibida.
COLABORE, POUPE ÁGUA!
O Presidente da Câmara Municipal
Hernâni Dinis Venâncio Dias