Prémio Literário da Lusofonia 2007
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
No âmbito do Colóquio Anual da Lusofonia
A Câmara Municipal de Bragança, em parceria com os Colóquios Anuais da Lusofonia, instituiu um prémio anual para a literatura lusófona que abrange todo o conjunto de produção nesta área, qualquer que seja o país, região ou nacionalidade do/a seu/sua autor/a. Este prémio tem como objectivos promover e divulgar a língua portuguesa, estimular o gosto pela escrita e pela leitura e, também, difundir o nome de Bragança que a ele fica associado, dando, desta forma, um contributo importante à literatura em língua portuguesa. Servirá, ainda, para dar a conhecer novos autores pouco conhecidos dentro do vasto mundo lusófono.
As obras a concurso, de tema livre, inéditas, de qualquer género literário e obrigatoriamente escritas em língua portuguesa, totalizaram 93 concorrentes de várias nacionalidades, maioritariamente portugueses e brasileiros; o valor do Prémio Literário da Lusofonia é de 1.500 Euros.
Os critérios apreciados pelo júri, constituído por dois membros designados pela Câmara Municipal de Bragança (Dr. Amadeu Ferreira e Dr.ª Dina Macias) e um pela Comissão Executiva dos Colóquios Anuais da Lusofonia (Dr.ª Helena Chrystello), foram a criatividade/inovação, a qualidade literária, a organização, a coerência/coesão do texto e a obediência às características do texto em questão.