Recinto da Feira de Bragança e Porta da Rota da Terra Fria Transmontana inaugurados
Conteúdo atualizado em2015/10/2406:06
Foram inaugurados, a 23 de outubro, o novo Recinto da Feira de Bragança e o edifício da Porta da Rota da Terra Fria Transmontana (junto ao Mercado Municipal de Bragança), pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, sendo também Presidente da Direção da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, e pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Emídio Gomes.
Os dois projetos, que representaram um investimento na ordem de 1,6 milhões de euros, resultaram de obras de adaptação no local ocupado, em tempos, pelo Batalhão de Caçadores nº 3.
Com o objetivo de promover os produtos endógenos e divulgar aquilo que de melhor existe na região, a “Porta da Rota da Terra Fria Transmontana” está instalada num edifício (que resultou da demolição de um imóvel degradado e na recuperação de outro) e, além da receção de turistas, acolhe espaços destinados à organização de eventos ou à degustação e venda de produtos locais.
Um projeto que, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, tem uma componente turística, já que se pretende atrair turistas e lhes permitirá que façam um percurso pelas várias Portas disponíveis no distrito, complementando, assim, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.
Já o novo Recinto da Feira, além da realização da feira semanal, pode acolher, também, outras atividades e eventos com necessidades especiais em termos de espaço.
Com uma área de 13.000 m2, o novo recinto permite albergar, em excelentes condições, cerca de 130 vendedores, que, até ao passado mês de julho (altura em que se transferiu para o novo espaço) estavam instalados em locais menos próprios e com condições indignas.
Além de boas acessibilidades e segurança, o novo Recinto da Feira está instalado num espaço nobre, com uma localização privilegiada.