-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Regresso da Feira das Cantarinhas ao Centro foi um sucesso
Regresso da Feira das Cantarinhas ao Centro foi um sucesso
Regressada ao Centro Histórico, depois de 10 anos em zonas mais recentes da Cidade, a Feira das Cantarinhas, que se realizou de 2 a 4 de maio, foi um sucesso, atraindo milhares de pessoas de todo o País e, também, de Espanha.
Regressada ao Centro Histórico, depois de dez anos em zonas mais recentes da Cidade, a Feira das Cantarinhas, que se realizou de 2 a 4 de maio, foi um verdadeiro sucesso, que atraiu milhares de pessoas, oriundas de todo o País e, também, de Espanha.
A decisão do Executivo Municipal, em fazer regressar esta secular feira ao Centro Histórico, contribuiu para a dinamização dos estabelecimentos comerciais, sobretudo o comércio tradicional, equipamentos culturais, bem como toda a zona histórica, bem patente na elevada afluência diária de pessoas.
Este ano, foi oferecido, ainda, a todos os cidadãos um vasto e diversificado programa de animação que animou, dia e noite, quem visitava a Feira do Artesanato e a Feira das Cantarinhas.
Assim, logo no primeiro dia da XXVIII Feira do Artesanato (30 de abril), atuaram, no Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida, o Grupo Jubilato, da Universidade Sénior Rotary Bragança, a Bribanda – Banda Filarmónica de Bragança e o Grupo Johnny’s Grace. Já no dia 1 de maio, foi a vez da Orquestra de Guitarras e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música e de Dança de Bragança, da Tôna Runa - Tuna Feminina Universitária de Bragança e do Duo Marisa & Leo animarem o segundo dia da Feira do Artesanato.
No dia em que a Feira das Cantarinhas regressou ao Centro Histórico (2 de maio), a animação ficou por conta da Rauss & Tuna’s e do Fadista Telmo Pires. Já na Avenida Sá Carneiro, realizou-se, à noite, a 15.ª Milha das Cantarinhas, que reuniu cerca de 300 atletas, amadores e profissionais, oriundos de todo o País.
No dia 3 de maio, o Recinto de Promoção e Valorização de Raças Autóctones acolheu uma Achega de Touros, organizada pela Associação de Achegas de Touros da Terra Fria, à qual acorreram centenas de pessoas apreciadoras desta tradição tão conhecida na região de Bragança.
A tradição “andou” também pelas ruas de Bragança, com a arruada dos Gaiteiros da Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios. À noite, o Teatro Municipal de Bragança acolheu o Festival Rauss & Tuna’s, enquanto que a música do Grupo Lacre (que atuou a partir do Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida) envolveu quem visitava a Feira do Artesanato e a Feira das Cantarinhas.
No último dia dos certames, a transmissão em direto, a partir da Praça Camões, do programa Somos Portugal: Festa das Cantarinhas, da TVI, resultou numa verdadeira enchente na zona histórica da Cidade de Bragança. Em simultâneo, o Grupo SKA atuava no Coreto do Jardim Dr. António José de Almeida.
No próximo dia 11 de maio, realiza-se, ainda no decorrer da tradicional Feira das Cantarinhas, a II Rota das Cantarinhas e o Percurso Pedestre Enzonas – Rota das Cantarinhas 2014.
Recorde-se que a XXVIII Feira do Artesanato, que se realizou de 30 de abril a 4 de maio, no Jardim Dr. António José de Almeida, e a Feira das Cantarinhas (de 2 a 4 de maio) se estendeu pela Avenida General Humberto Delgado, na Avenida João da Cruz, na Rua Almirante Reis, na Rua da República, na Rua Alexandre Herculano, na Rua Combatentes da Grande Guerra e na Praça da Sé, foram organizadas pela Câmara Municipal de Bragança e pela ACISB.
Veja o vídeo: