Teatro e Comunidade
Conteúdo atualizado em2015/03/1611:51
De cumplicidades estéticas e artísticas é feito o percurso deste projecto teatro e comunidade entre o Teatro Municipal de Bragança (TMB) e o Teatro da Garagem (TG) que teve início em 2009 com o espectáculo: Bela e o Menino Jesus. Seguiram-se-lhe outros, sempre com a presença / participação da comunidade brigantina: Guarda-me um lugar (2010); Ao Relento (2011); A Comunidade (2012); Os Sofás (2013).
A aproximação entre os dois Teatros foi-se fazendo através do trabalho continuado e cúmplice entre criadores e público, não só com a apresentação de espectáculos do Teatro da Garagem, como com a criação de espectáculos com a comunidade a que chamamos co-criações, inaugurando assim um modelo mais implicado de fazer e produzir teatro onde está presente não só a ideia de formação mas sobretudo a ideia de experiência estética alargada às pessoas e à Cidade.
Com o projecto teatro e comunidade, pretendemos criar uma experiência cénica entre os cidadãos de Bragança e os fazedores de teatro do TG dando a conhecer alguns processos criativos da Companhia numa experiência estética alargada a um conjunto de pessoas com vivências e interesses distintos.
O Abade – a vida de um homem que andava a pé é o projecto de co-criação do TMB e do TG para 2014. Para a construção do espectáculo temos como ponto de partida a vida e a obra do Abade de Baçal, arqueólogo, historiador e genealogista que dedicou a sua vida à recolha de testemunhos arqueológicos, etnológicos e históricos da região de Bragança. Os textos escritos pelo Abade de Baçal, a paisagem transmontana e os materiais e histórias trazidos pelos participantes no projecto serão filtrados e retrabalhados pela equipa do TG através dos meios técnicos presentes durante a residência artística e a apresentação do espectáculo no TMB que acontecerá no dia 13 de Setembro de 2014.