-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Teatro Municipal celebra dez anos
Teatro Municipal celebra dez anos
Comemoraram-se, no dia 31 de janeiro, dez anos de Teatro Municipal de Bragança.
Comemoraram-se, no dia 31 de janeiro, dez anos de Teatro Municipal de Bragança.
Inaugurado a 31 de janeiro de 2004, a construção deste equipamento foi, na altura, uma verdadeira revolução cultural, arquitetónica e urbanística, tendo contribuído para a dignificação e modernização de Bragança, capital de distrito, permitindo que os cidadãos de toda a região passassem a ter um acesso a espetáculos e a uma programação cultural de elevada qualidade (já que, desde a década de 60, Bragança estava sem teatro, após o incêndio que destruiu parte do Cineteatro Camões).
Passados dez anos, subiram ao palco do Teatro Municipal de Bragança mais de 780 espetáculos, aos quais assistiram mais de 195 mil pessoas.
Durante o discurso, que antecedeu o espetáculo de dez anos do Teatro Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, reforçou que os cidadãos bragançanos se orgulham dos equipamentos culturais construídos na última década, como o próprio Teatro Municipal, o Centro de Arte Contemporânea Graças Morais, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje, o Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, e mais recentemente o Centro de Fotografia Georges Dussaud e o Centro de Memória do Forte S. João de Deus, assegurando, ainda, que a aposta do Município de Bragança na área da cultura se continuará a manter.
Tendo em conta a atual conjuntura económica e as dificuldades sentidas pelos cidadãos, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança sublinhou que o objetivo é trazer cada vez mais cidadãos ao Teatro, pelo que o Município de Bragança vai lançar a iniciativa: “Combata a Crise. Vá ao Teatro”, com vista a minimizar o impacto da crise na cultura e que inclui medidas como a disponibilização à comunidade académica do Instituto Politécnico do Bragança, durante o mês de outubro, de 100 entradas para cada espetáculo, de modo a dar as boas vindas aos caloiros. Na receção ao caloiro, queima das fitas, festas de finalistas e fim de ano, entre outras, os estudantes terão 50% de desconto sobre o valor do bilhete em todos os espetáculos no Teatro. Também os utentes de IPSS, as crianças e jovens da Casa do Trabalho e do Lar de S. Francisco terão entrada livre em determinados espetáculos, enquanto que os cidadãos com mais de 75 anos terão acesso a todos os espetáculos a terem lugar em 2014, bastando apresentar o comprovativo da idade.
A cerimónia terminou com a atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras (a mesma que atuou há dez anos, na inauguração do Teatro Municipal de Bragança), acompanhada da soprano Isabel Alcobia e do tenor Carlos Guilherme.
Veja o vídeo: