UNESCO aprovou “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica”
Conteúdo atualizado em2015/06/0922:06
Foi hoje aprovada a candidatura Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica pela UNESCO.
A decisão foi comunicada durante a 27ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico “O Homem e a Biosfera” (Man and Biosphere) – MAB da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A denominação de “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” é um selo de excelência, atribuído a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena.
Este projeto, cofinanciado pelo POCTEP, foi desenvolvido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial ZASNET (Zamora, Salamanca, Nordeste Transmontano), através do qual visa potenciar o turismo, aliando a marca UNESCO à conservação da Natureza, aos produtos regionais certificados e à criação de novas oportunidades de emprego.
A Reserva da Biosfera Meseta Ibérica com 1.132.606 hectares engloba quatro Parques Naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero), o Parque Natural Regional do Vale do Tua e diversos espaços Rede Natura 2000.
Integra, assim, os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais, 48 municípios da província de Zamora e 27 municípios da província de Salamanca.
A Meseta Ibérica é a 15ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça no mundo e a segunda em Portugal, sendo que, das 631 Reservas da Biosfera da UNESCO, apenas 14 são transfronteiriças.
A preparação e conclusão deste processo decorreram ao longo de quatro anos de trabalho.