A Unidade Móvel de Saúde tem como objectivo promover a acessibilidade, a equidade e a qualidade dos cuidados prestados às populações do Concelho de Bragança.
Criada pelo Município de Bragança, em parceria com o Centro de Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) tem como objectivo promover a acessibilidade, a equidade e a qualidade dos cuidados prestados às populações do Concelho, sobretudo às pessoas mais vulneráveis e/ou em risco, com dificuldade em aceder à sede ou extensões dos Centros de Saúde.
Em 2009, a UMS realizou 300 “saídas” para aldeias do Concelho de Bragança, durante as quais “atendeu” 1.200 pessoas, num total de 2.310 visitas. No ano transacto, foram identificados 234 novos utentes em situação de vulnerabilidade, e foram, ainda, efectuadas 200 novas avaliações familiares tendo por base pessoas com mais de 80 anos ou com algum tipo de deficiência/dependência.
Comparativamente a 2008, constatou-se um aumento no número de idosos que vivem sós, passando de 69 para 98 em apenas um ano, dos quais 69 têm mais de 80 anos.
Em 2009, verificou-se que 61 utentes foram encaminhados para outros profissionais de saúde, o que representa uma redução, já que em 2008 foram 105. A UMS comprovou, ainda, que há mais idosos a cuidar de outros idosos em relação ao ano anterior, passando de 29 para 41 utentes.
Ainda durante o ano de 2009, um maior número de utentes “abandonou” o seu local de residência para ir viver com os filhos.
Direccionada, especialmente, para pessoas com 65 anos ou mais, a UMS acompanha utentes mais vulneráveis, identifica idosos e/ou dependentes em situações de risco, particularmente os que vivem sós, portadores de doenças crónicas e/ou incapacitantes. Este projecto prevê, ainda, a prestação de cuidados de enfermagem, sempre em articulação com equipas de saúde familiar, serviço social e outros, bem como o treino e ensino a cuidadores informais.
No Concelho de Bragança, a UMS promoveu sessões de esclarecimento sobre Gripe, Hipertensão Arterial, Diabetes e autocontrole, Envelhecimento Activo, tendo particpado, também, em acções de rastreio do HIV e do Cancro do Colo do Útero.