-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- Veiguinhas com luz verde para avançar
Veiguinhas com luz verde para avançar
A construção da Barragem de Veiguinhas, suspensa desde 1995, vai avançar já no próximo mês, após 18 anos de suspensão.
As entregas do título de captação de água na Barragem de Veiguinhas, pelo Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Dr. Paulo Lemos, à Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e a do contrato de construção da Reserva de Água de Montesinho - Barragem de Veiguinhas, pelo Presidente da empresa Águas de Portugal, Eng.º Lobato Faria, à empresa responsável pela construção Amândio Carvalho SA, decorreram no dia 1 de junho, nas novas instalações do Município de Bragança, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho.
As obras de construção da albufeira da Reserva de Água de Montesinho - Barragem de Veiguinhas, que representam um investimento de 6,8 milhões de euros, começam já no próximo mês e deverão estar concluídas no período de 14 meses, servindo cerca de 50 mil habitantes dos Concelhos de Bragança e Vinhais.
“Bragança sofre desde há anos de um grave problema estrutural no abastecimento de água, as reservas são precárias e insuficientes para fazer face ao crescimento da população e da atividade económica, a situação agravou-se rapidamente, porque as necessidades aumentaram muito e as alterações climáticas agravaram a situação”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, que recordou que “no verão, o abastecimento é feito a partir da barragem de Serra Serrada e, no final do outono e início de inverno, quando a seca se prolonga, o abastecimento é, em parte, feito por transporte em camiões cisterna a grandes distâncias, a partir de outros concelhos, a custos insustentáveis”.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança referiu, ainda, a relevância social e política desta cerimónia, destacando que este, de entre os muitos projetos já concretizados ao longo de quatro mandatos, foi o mais importante, o que mais preocupou a gestão municipal e exigiu convicção e firmeza, lutando contra muitas adversidades e, por isso, salientou ser um dia histórico e feliz para os bragançanos.
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança convidou, ainda, o Primeiro-Ministro para agendar uma visita com mais tempo, acompanhado por alguns Ministros, para se inteirar dos problemas da interioridade.
Terminada a sessão, o Primeiro-Ministro reuniu com o Presidente da Câmara Municipal de Bragança e com a direção do NERBA, para se inteirar dos problemas enfrentados pelos empresários do distrito de Bragança.
A passagem do Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, por Bragança terminou com uma visita às obras do Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia EcoPark, onde foi efetuada a apresentação da missão e objetivos do projeto pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança e pelo Diretor Executivo do Brigantia EcoPark, Professor Paulo Piloto.
Memorando Construção do Sistema do Alto Sabor-Veiguinhas