-
Serviços e Informações
-
Notícias
-
Arquivo
- VI Bienal da Máscara – Mascararte 2013
VI Bienal da Máscara – Mascararte 2013
Decorreu de 4 a 7 de dezembro, sob a temática “Máscaras da Ásia”, a VI Bienal da Máscara - Mascararte.
Decorreu de 4 a 7 de dezembro, sob a temática “Máscaras da Ásia”, a VI Bienal da Máscara - Mascararte, tendo como objetivo principal a promoção da máscara, das tradições e da cultura ancestral das “Festas de Inverno em Trás-os-Montes”, aproximando regiões que partilham tradições associadas à máscara.
Nesta 6.ª edição, as atividades programadas decorreram em três espaços distintos: no Teatro Municipal, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e na Praça Professor Cavaleiro de Ferreira.
O programa iniciou no dia 4 de dezembro, com a abertura do “Espaço Máscara”, no Foyer do Teatro Municipal de Bragança, onde artesãos deram a conhecer o seu trabalho relacionado com as máscaras e os fatos usados nas Festas de Inverno, entre outros.
Na tarde deste dia foi representado pela primeira vez o espetáculo “Eles tapam a cara com máscaras de lata e de madeira”, numa coprodução do Teatro Municipal de Bragança/Município de Bragança e da companhia ESTE_Estação Teatral, que teve mais três sessões nos dias que se seguiram, sendo que as duas primeiras atuações destinaram-se às escolas e Instituições de Solidariedade.
O primeiro dia da Mascararte terminou com a apresentação do livro “Máscaras e danças rituais”, do Dr. Pinelo Tiza.
Já no dia seguinte, foram projetados documentários sobre o tema “Rituais da Máscara”.
No dia 6, teve lugar a inauguração da exposição “Máscaras da Ásia”, da coleção do Museu da Fundação Oriente, que cedeu as peças ao Município de Bragança, e da exposição dos trabalhos dos concursos da Mascararte 2013, patentes no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, seguida da apresentação do catálogo da edição de 2011 da Mascararte, momentos com uma significativa participação de público.
O último dia, o evento contou com um programa muito preenchido que terminou com a “Queima do Mascareto”, na Praça Cavaleiro Ferreira, ponto alto desta edição da bienal, que contou com um elevado número de assistentes que encheu a Praça e toda a área envolvente. Foram queimados dois mascaretos executados pelos alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e da Escola Secundária Emídio Garcia.
Já durante a tarde tinha decorrido um espetáculo de música popular portuguesa com o grupo “Realejo” e, pela primeira vez numa edição do evento, a “Dança da Rosca” e a “Arrematação do Charolo”, tradições da aldeia de Outeiro ligadas à festa de São Gonçalo, também uma Festa de Inverno tradicional da região. A verba obtida com a arrematação do charolo reverte, na sua totalidade, para uma instituição de solidariedade social do concelho.
Precedendo a queima “Queima do Mascareto”, houve animação com grupos de caretos, a realização do espetáculo “Fogo do Imaginário” e a entrega de prémios Mascararte 2013 nas áreas da Pintura, Escultura, Arte Infantil e Juvenil e Fotografia, perante os espetadores presentes no Teatro Municipal de Bragança que esgotaram a lotação da última sessão do espetáculo “Eles tapam a cara com máscaras de lata e de madeira”.
A Mascararte 2013 foi organizada pelo Município de Bragança e contou com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, da Escola Secundária Emídio Garcia, da Academia Ibérica da Máscara e da Fundação Oriente.
Veja os vídeos: