De 23 a 25 de outubro, Bragança acolhe o “X Simpósio Nacional de Olivicultura”, que tem como tema ‘Inovar para a Sustentabilidade em Olivicultura’.
O “X Simpósio Nacional de Olivicultura” pretende dar a conhecer os progressos e os desenvolvimentos mais recentes e inovação na área, desde as práticas tradicionais até às estratégias atuais, com vista à produção e desenvolvimento sustentáveis do setor da olivicultura e azeite, no nosso país.
Já na sessão de abertura, que decorreu no dia 23 de outubro, no Auditório Alcínio Miguel, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, Miguel Abrunhosa, Vereador da Câmara Municipal de Bragança, referiu que “o setor primário é um pilar estratégico e integrante do desenvolvimento sustentável de Bragança, e em agosto de 2019, o Município submeteu três candidaturas ao Programa Nacional de Regadios, no âmbito da medida “Desenvolvimento do Regadio Eficiente”, para financiamento dos aproveitamentos hidroagrícolas de Parada e Coelhoso, Calvelhe e Rebordãos, com um investimento previsto de 35 milhões de euros. Infelizmente não foram aprovadas pelo Governo de então”.
O Simpósio é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD).