-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 1.ª Jornada dos Cereais do Norte
1.ª Jornada dos Cereais do Norte












Bragança acolheu, hoje, a 1.ª Jornada dos Cereais do Norte, com o objetivo de impulsionar a produção deste bem no Norte de Portugal e debater as problemáticas do setor.
O encontro decorreu no Auditório Professor Dionísio Gonçalves, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. A sessão de abertura contou com a participação de Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Orlando Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, referiu que “Esperemos que este evento marque o início de uma viragem de página no que à produção de cereais no nosso território diz respeito.” Alertou, também, para o facto de que “Portugal tem vindo a ficar cada vez menos autossuficiente no tocante aos cereais, um produto basilar da alimentação portuguesa”. “O período de crise em que vivemos, pelas alterações climáticas e até pela instabilidade social que, facilmente, faz oscilar os mercados internacionais, obriga-nos a repensar o futuro do setor primário. Não há nenhuma sociedade desenvolvida no mundo que não tenha um setor primário sólido, com um profundo equilíbrio entre aquilo que produz e as suas necessidades de consumo”, considerou, reiterando que “é necessário haver uma mudança de dinâmica neste setor “O Governo tem de saber direcionar os apoios à produção de acordo com as especificidades de cada território por forma a alavancar novos (ou retomar antigos) ativos de investimento”, concluiu.