1 milhão de pessoas viram Bragança acolher a Final das 7 Maravilhas de Portugal pela Televisão
Conteúdo atualizado em2020/09/0717:42
Ao longo de oito horas de transmissão, em direto e em sinal aberto na televisão nacional e internacional, através da RTP1 e da RTP Internacional, mais de 1 milhão de pessoas assistiram à Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que decorreu em Bragança, no passado dia 5 de setembro.
Durante todo o dia, Bragança além de acolher a apresentação oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, viu divulgado o território brigantino, a sua cultura, natureza, património e gastronomia.
No total, em termos de audiência média, a transmissão da RTP1 em day time alcançou, durante a manhã, 250.7 mil espectadores e 313.3 mil durante a tarde. A Gala da Declaração Oficial das 7 Maravilhas, que decorreu no Castelo de Bragança em horário nobre, alcançou uma audiência média de 412.2 mil espectadores e 11.8% de share, tendo conseguindo a liderança no mercado nacional na reta final do programa, com uma quota de 17.7% (fonte CAEM/GfK , sem estarem contabilizados os dados da RTP Internacional e as plataformas digitais).
Refira-se , ainda, que ao longo da semana que precedeu o evento, o nome de Bragança e do seu imponente Castelo foram referenciados com alguma insistência por parte da RTP1 e RTP Internacional e, também, nos vários órgão de comunicação social de todo o país, divulgando o nosso território e projetando-o aquém e além fronteiras.
Além do mediatismo, a transmissão ficou marcada pelo cumprimento do Plano de Contingência preventivo, sem a presença de público externo nas imediações da Gala, que contou apenas com a presença de convidados institucionais e representantes das várias maravilhas a concurso, que respeitaram as distâncias de segurança e o uso de máscara obrigatório. Todos os presentes (convidados, artistas e técnicos) foram, também, sujeitos a medição de temperatura e a um briefing sobre as normas de segurança em vigor e os circuitos obrigatórios de entrada e saída.
Recorde-se que a realização da Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular no Castelo de Bragança foi fruto de uma parceria entre o Município de Bragança e o Turismo Porto e Norte de Portugal, assinalando a realização, pela primeira vez na história, de uma gala final das 7 Maravilhas de Portugal no Norte do País.