-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016
15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016

Quatro dias dedicados à Caça, Pesca e Castanha. Assim foi a 15.ª Feira Internacional do Norte – Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, por onde passaram cerca de 25 mil pessoas, oriundas de toda a região e, sobretudo, de Espanha, naquela que foi uma das melhores edições do certame até hoje e que teve como principais novidades o maior aquário móvel da Europa e a luta de touros.
A cerimónia de abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha 2016, a 27 de outubro, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, visitou os cerca de 100 expositores, oriundos de todo o País e de Espanha.
À noite teve lugar o debate “Norcaça/Norpesca – Caça e Pesca – Que gestão para o Futuro? Albufeiras: novas oportunidades para a pesca; O Presente e o futuro da Zona de Caça da Lombada”, decorrendo, em paralelo, o showcooking Cozinha Estudantil Internacional, por alunos do IPB, em programas de mobilidade e/ou Erasmus, entre outras atividades.
O segundo dia da Feira começou com a realização do IX Fórum Internacional dos Países produtores de Castanha – O Castanheiro, Cultura, Património e Turismo, cuja organização esteve a cargo do Instituto Politécnico de Bragança.
Mais de 1.000 crianças, de escolas da cidade e da área rural, visitaram o espaço, conheceram o maior aquário móvel da Europa e puderam, ainda, ver como se preparam as abóboras para o Halloween.
Uma vez mais, os estudantes do IPB deliciaram os presentes com os pratos preparados na Cozinha Estudantil Internacional.
A 29 de outubro, decorreu o Grande Capítulo de Outono 2016 da Confraria Ibérica da Castanha, durante o qual foram entronizados novos confrades.
Foi, ainda, apresentado o livro, da autoria de Júlio de Carvalho, “A caça na literatura Portuguesa – do lirismo trovadoresco aos nossos dias”.
No terceiro dia do evento decorreram algumas das mais importantes provas, como avaliação de cães de caça, bem como a entrega de prémios de alguns dos concursos.
A Comunidade Estudantil do IPB voltou a dar provas da sua criatividade na confeção de pratos tradicionais dos seus países de origem, desta vez de Angola.
O último dia, a 30 de outubro, começou, bem cedo, com a Maratona Ibérica da Castanha BTT, organizada pela Associação Amigos do Campo Redondo, que contou com a participação de 60 ciclistas, e com o percurso pedestre “Por entre os soutos”, organizado pelos Enzonas. Já durante a tarde, a tradicional luta de touros levou centenas de pessoas ao recinto exterior do Nerba.