-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 39 anos do Melhor Instituto Politécnico de Portugal
39 anos do Melhor Instituto Politécnico de Portugal


















O Instituto Politécnico de Bragança celebrou, esta tarde, o seu 39.º aniversário, com uma sessão solene no Auditório Dionísio Gonçalves.
“Sabemos todos que o conhecimento e a cultura são um dos pilares de qualquer sociedade dita desenvolvida é por isso essencial que o Estado e demais instituições continuem a garantir o processo de formação a todos os alunos que queiram prosseguir os seus estudos.
O Município de Bragança, à semelhança do que vem sendo habitual, continua disponível para colaborar e proporcionar as melhores condições aos seus concidadãos, onde o ensino, nos seus mais diversos graus tem a sua preponderância” considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.
Além das habituais entregas de prémios e diplomas, a cerimónia ficou marcada pela atribuição da Medalha de Honra do IPB a D. José Cordeiro, Bispo de Bragança – Miranda (e Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas), por reconhecimento de serviço de excecional relevância ao IPB e à região.
Promoção do desenvolvimento regional e nacional tem sido uma marca distintiva da sua história, concretizada através da contribuição das sucessivas gerações de estudantes, colaboradores, docentes e investigadores e da cooperação com instituições e personalidades externas. Os mais de trinta mil diplomados, afirmam o IPB como agente fundamental de descentralização e democratização do acesso ao ensino superior.
O IPB é, atualmente, constituído por seis escolas: Escola Superior Agrária (ESA), Escola Superior de Educação (ESE), Escola Superior de Tecnologia e de Gestão (ESTiG), Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), Escola Superior de Saúde (ESSa) e Escola Superior de Hotelaria e Bem Estar (EHB).
A multiculturalidade do IPB é, também, reconhecida, com mais de 35% dos seus estudantes de nacionalidade não portuguesa (3405 num universo de 9500 alunos em 2021/2022), o que o posiciona nas primeiras posições do ranking europeu U-Multirank e do Programa Erasmus+. Ultrapassando o objetivo da União Europeia para 2020 (20%), o IPB tem já mais de 25% dos seus diplomados com experiência de mobilidade internacional durante a sua formação.