-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 554 anos de Bragança Cidade
554 anos de Bragança Cidade

“Estas comemorações têm a capacidade de mostrar que, não obstante o peso da idade, a Cidade está viva e rejuvenescida, dando-nos a certeza de que Bragança continuará, de forma positiva, a deixar a sua marca e a fazer história”.
Palavras deixadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, durante a sessão solene que marcou o encerramento das comemorações dos 554 anos de Bragança Cidade, no dia 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Bragança, finalizada com a atuação do fadista brigantino Telmo Pires.
O programa comemorativo do aniversário de Bragança, a nona cidade mais antiga do País, decorreu ao longo de três dias, nos dias 17, 18 e 20 de fevereiro, tendo contado com atividades destinadas a todos os cidadãos, em pleno Centro Histórico.
Alvorada com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Peddy Paper, que contou com a participação de cerca de 25 jovens de todas as nacionalidades, atuações da Tuna da Casa de Trabalho, da Tuna do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, da Real Tuna Universitária de Bragança “Boémios e Trovadores”, da Tôna Tuna – Tuna Feminina e da Rauss Tuna, Hora do Conto “A Minha Cidade”, concerto MovicantaBebé – Música para bebés, karts e insufláveis, bem como voos de balão de ar quente fizeram parte do primeiro dia de comemorações.
A 18 de fevereiro, a tarde foi preenchida com o espetáculo “Viver Bragança, 554 anos de Cidade”, que contou com a atuação de grupos locais, como Coro Feminino do Conservatório de Música e Dança de Bragança, Coro do Curso Básico do Conservatório de Música e Dança de Bragança, Academia 53, Grupo de Dança do Clube Académico de Bragança, Academia JDC, Grupo de Dança do Liceu 3 XL, Escola de Dança Pé de Dança, Ghost e DJ M. Fleecy, a que se seguiu uma arruada pelas Bandas de Música de Bragança, Izeda e Pinela. O programa do segundo dia de comemorações terminou com a oferta de uma fatia bolo a todos os presentes, confecionado pelos pasteleiros de Bragança.
O principal dia das Comemorações dos 554 anos de Bragança Cidade, a 20 de fevereiro, incluiu, além da sessão no Teatro Municipal de Bragança, a realização da primeira sessão do Clube de Leitores de Bragança, que reuniu 20 participantes na Biblioteca Municipal, convidados a partilhar opiniões sobre o livro “Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.