-
Serviços e Informações
-
Notícias
- 70.º Aniversário do Palácio da Justiça de Bragança
70.º Aniversário do Palácio da Justiça de Bragança









Bragança comemorou, esta tarde, o 70.º Aniversário do Palácio da Justiça, instalado junto à Praça Professor Cavaleiro de Ferreira.
A efeméride foi assinalada numa sessão solene, onde, além da exaltação da data, foram abordados temas como o “direito e interioridade”.
“Este edifício, num espaço central da cidade, é de enorme importâncias para a nossa comunidade e faço votos para que ele permaneça dedicado à função para o qual foi criado, em condições condignas, por muitos e muitos anos, proporcionando às gentes de Bragança importantes serviços públicos de proximidade e de justiça”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, durante a intervenção na sessão solene.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do Juiz Conselheiro Henrique Araújo, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, do Juiz Desembargador António Sobrinho, Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, do Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e do Juiz Desembargador João de Matos-Cruz Praia, Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Bragança.
A tarde foi abrilhantada com um momento musical a cargo de Ana Carvalho, Rita Rodrigues e Tiago Rodrigues, de 14 anos, alunos de 4.º e 5.º grau de Flauta Transversal do Conservatório de Música e Dança de Bragança.
De características arquitetónicas diferenciadas, o “Palácio da Justiça de Bragança” foi inaugurado a 11 de junho de 1952, encontrando-se localizado em zona nobre da cidade de Bragança e serve um interesse maior aos cidadãos, ao albergar um serviço público importante como o Tribunal Judicial da Comarca. Tem como curiosidade ter sido edificado durante a legislatura em que o Professor Cavaleiro de Ferreira, personalidade natural de Bragança e que, atualmente, dá o seu nome à Praça em frente ao Tribunal, servia enquanto Ministro da Justiça (1944-1952).